Atividade sensopercepçao
Por: Luis Figueiredo • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.212 Palavras (5 Páginas) • 300 Visualizações
CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA - SANTO ANDRÉ
PSICOLOGIA
DEBORAH GENI RAPHAEL RA 4248827656
DEISE ALBUQUERQUE RA 3723686797
SILVIA REGINA FERREIRA DOS SANTOS RA 3708632581
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO – O mundo do Trabalho – O Capitalismo e o Trabalho Humano.
SANTO ANDRÉ,
2015
DEBORAH GENI RAPHAEL RA 4248827656
DEISE ALBUQUERQUE RA 3723686797
SILVIA REGINA FERREIRA DOS SANTOS RA 3708632581
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO – O mundo do Trabalho – O Capitalismo e o Trabalho Humano.
Trabalho final da Atividade Prática Supervisionada para compor nota do 2º Bimestre da disciplina de Psicologia Organizacional e do Trabalho – da 7ª série do curso de Psicologia do centro Universitário Anhanguera de Santo André, sob orientação da Professora Caroline e coordenação da Professora Sandra Mallar.
SANTO ANDRÉ
Junho /2015
Analise do Filme “Obrigado por Fumar”
O filme retrata perfeitamente o que seria politicamente incorreto, dando ênfase a prática de fumar que é legal.
Nick Naylor, personagem principal do filme, atua como um porta-voz da empresa para qual trabalha, uma associação de defesa do tabaco, e isso ele desempenha com um forte fervor, pois como ele mesmo fala no filme quando questionado sobre, os males do uso continuo do tabaco na saúde do ser humano, o personagem é enfático em dizer “ preciso pagar minha hipoteca.”.
A cena analisada, é a qual o personagem principal Nick Naylor, leva uma mala de dinheiro para tentar corromper o ex-garoto propaganda da Marlboro, a não divulgar a sua doença causada por anos a fio do uso do tabaco.
A atitude do ex-garoto propaganda, frente a sua necessidade econômica e suas condições de saúde precárias, foi de aceitar o pagamento pelo seu silencio, principalmente pela quantidade de dinheiro disposta na mala.
Mas mesmo aceitando o suborno, o ex-garoto propaganda pensou em algo para tentar minimizar os problemas de saúde que o uso de tabaco, causa para os demais, sendo assim procurou a empresa para diminuir as propagandas direcionadas ao uso do tabaco.
Nesta cena, ficou nítido a crise de consciência por parte do subornado, e falta de moral por parte do personagem principal. Percebe-se que a questão moral da empresa e do profissional são relativamente compatíveis, por que ambos concordam sobre a mesma verdade sendo ela certa ou errada.
Estabelecendo vínculos sociais, seja com pessoas, ideias ou lugares, o homem, em seu ambiente de trabalho esta exposto a consequências. Para os administradores, é essencial o envolvimento do individuo no trabalho, a satisfação profissional atingida é quando o individuo vê no trabalho, a virtude e a independência.
A relação de troca se torna uma relação moral e afetiva, onde há vontade de fazer parte daquela organização, onde exista necessidade de permanecer visando manter o padrão de vida. A satisfação no trabalho gera aumento de salários e benefícios, com isso as organizações atingem altos níveis de satisfação dela e de seus funcionários e colaboradores.
Em relação à cena, podemos verificar que o personagem principal, tem uma atitude formal mais influenciada percepção de justiça enquanto a empresa é mais influenciada pela cooperação compulsória, ou seja, percepção de distribuição.
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
O comportamento organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Esta relação, colaborador e organização é encontrada perfeitamente na comparação entre o filme obrigado por fumar e o texto o Poder nas Organizações onde mostra a visão de comprometimento gerando impactos na produtividade e avanços nos lucros trazendo benefícios para ambas as partes.
Conforme comparação do filme “Obrigado por Fumar” e o texto “O poder nas organizações” de Carolina Camargo Hoffmann, se observa a valorização do poder pessoal nas organizações.
...