Atps Neurociencia
Por: Aline Magalhães • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 5.144 Palavras (21 Páginas) • 237 Visualizações
Psicologia 1°ano Noturno
[pic 1]
Aline Ferreira Magalhães Ra: 8485188655
Daphne Gonçalves Prado Ra: 8486208155
Glauciara Jéssica Dos Santos Ra: 8203944886
Juliana Rosa De Oliveira Ra: 9902002486
Thais Batista Dos Santos Ra: 8408141878
NEUROCIÊNCIA BASICA
Professor Marcelo
São José dos Campos, 07 de Dezembro de 2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO 3
NEUROCIÊNCIA - ONDE É PROCESSADA A SOLIDÃO? 4
ATUAÇÃO DOS NEURO TRANSMISSORES NA DREPRESSÃO 4
SINTOMAS E TRATAMENTOS 5
IMPULSO NERVOSO / SINAPSES/ NEUROTRASMISSORES 6
ENTREVISTAS E DADOS 8
ANEXOS 9
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 14
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade explicar a depressão e como ela é diagnosticada no individuo, mais concretamente em que parte e como afeta nossos neurotransmissores, como a depressão funciona, quais os comportamentos do individuo que se encontra neste quadro.
NEUROCIÊNCIA - ONDE É PROCESSADA A SOLIDÃO?
È certo afirmar que a depressão é uma doença que já acompanha há humanidade há muito tempo. Quando o individuo se encontra no estado de depressão podemos perceber uma mudança significativa, um estado anormal de profunda tristeza, e um sentimento de solidão, o individuo acredita que todos ali ao seu redor já são aversivos a ele.
A depressão também pode ocorrer se o individuo não vivencia relações sociais, logo se sente solitário e pode ter a possibilidade de ter uma depressão. Ou pode também a solidão ocorrer de um momento de depressão.
Em uma universidade em Chicago, foi realizada uma pesquisa que constituiu que a região do cérebro conhecida como Estríato Ventral é responsável pelo comportamento adaptativo do aprendizado. Ativada por estímulos essa região é caracterizada como recompensas primarias, exemplo alimentos e secundário dinheiro. Os dois têm importâncias diferentes na nossavida, por tanto a convivência social pode ativar essa região.
Podemos dizer então que o início e o processo da solidão são ativados por está região do cérebro chamados de Estríato Ventral, que ativa os estímulos.
ATUAÇÃO DOS NEUROTRANSMISSORES NA DREPRESSÃO
O sistema nervoso e endócrino é responsável pela maioria das funções de controle do organismo. O neurônio é a principal célula que compõe todo o sistema, responsável pela condução de impulsos nervosos e responde a estímulos do meio. Um único neurônio pode enviar impulsos nervosos a muitos outros, por ramificações finas e de seu axônio. As substancias químicas, sintéticas e liberadas pelos neurôniosatravés de impulsos, recebem o nome de neurotransmissores.
Os principais neurotransmissores são: Acetilcolina: que ajuda no controle de tônus musculares, no aprendizado e nas emoções; Endorfina: alivia a sensação de dor; Dopamina: está relacionada ao controle dos movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição, sono e memória; Noradrenalina: esta relacionada com a memória; Serotonina: relaciona-se com os estímulos do batimento cardíaco, o inicio do sono e a luta contra a depressão.
A depressão então é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios como serotonina e endorfina, que dão a sensação de conforto, prazer e bem-estar. Quando há algum problema nos neurotransmissores.
Para o tratamento de depressão, rotineiramente são usados antidepressivos, que tem por objetivo inibir a recepção dos neurotransmissores e manter um nível elevado dos mesmos na fenda sináptica.
SINTOMAS E TRATAMENTOS
A depressão é algo de constate estudo, há varias explicação para a causa da depressão, ela évista como uma doença multifatorial, por se manifestar de varias formas.
Teorias explicam ser algo genético, estudos tendências familiares, porém não se pode afirmar que a depressão pode ser herdada geneticamente.
Há também uma falta de conhecimento das outras pessoas, a um individuo que apresenta um quadro de depressão, acham que pode ser “frescura”, ”falta de vontade” etc. Sem se dar conta de que o individuo precisa de ajuda.
Existem níveis de depressão, podemos classificar por: Leve, Moderado e Severo.
Os sintomas de uma depressão leve são caracterizados por tristeza, irritabilidade, perda ou ganho de peso, desanimo, alterações no sono e na alimentação entre outros. Este quadro responde bem ao tratamento feito por um psicólogo, sem a necessidade de medicamentos.
No nível moderado de depressão individuo apresenta afastamento social falta de vontade de fazer coisas simples como, tomar banho, medo, diminuição ao desejo sexual e insônia. Neste quadro é necessário um acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Já na depressão considerada severa, o individuo apresenta alterações na alimentação se afastam do convívio social, o individuo pode desejar morrer, planejar a morte ou tentar o suicídio. Para o tratamento os psiquiatras indicam o tratamento por antidepressivos e acompanhamento psicológico.
...