Atps Pssicologia
Exames: Atps Pssicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: revalerio • 18/3/2014 • 5.445 Palavras (22 Páginas) • 335 Visualizações
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
AMANDA CRISTINA M. DOS A. CRIPPA – RA: 5817130878.
CRISTIANE SAVIELLO DE SOUZA – RA: 5312964118.
RENATA AP. DA SILVA PRADO VALÉRIO – RA 6318188041.
VERIDIANA S. DE S. FARAONE – RA: 5312965467.
São Paulo, SP.
Junho/2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
AMANDA CRISTINA M. DOS A. CRIPPA – RA: 5817130878.
CRISTIANE SAVIELLO DE SOUZA – RA: 5312964118.
RENATA AP. DA SILVA PRADO VALÉRIO – RA 6318188041.
VERIDIANA S. DE S. FARAONE – RA: 5312965467.
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância Ellen Carla Alvarenga Verona.
São Paulo, SP.
Junho/2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a importância e as contribuições da psicologia para pedagogia, mais concretamente, teorias de aprendizagem, fatores que interferem no desenvolvimento humano, fatores que interferem no desenvolvimento de aprendizagem, atividades que estimulam a mente para aprendizagem e a contribuição dos jogos na educação e no desenvolvimento das crianças.
O objetivo deste trabalho e mostrar aos professores que com a psicologia adquirimos mais facilidade para o trabalho de aprendizagem e com o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos, assim respeitando às diferenças. Nós dando também conhecimentos para trabalharmos com cada aluno de acordo com suas dificuldades apresentadas.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecidas com algumas entrevistas, revistas e sites.
ETAPA1
Passo 1
Realização da leitura: Significado e sentido na aprendizagem escolar
Passo 2
Qual a importância da psicologia para a pedagogia e quais são as suas contribuições?
Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência, desde o nascimento até a idade adulta. Colabora para o atendimento dos processos biológicos e culturais.
A psicologia analisa o comportamento das pessoas e visa estabelecer um critério sistematizado para analisar os fenômenos humanos no cotidiano.
Diante do crescente índice de problemas no cotidiano escolar como: indisciplina, dispersão, inconveniência, confusões enfim dificuldades que acabam afetando nas realizações das tarefas pedagógicas. A psicologia contribui com subsídios teóricos para o professor compreender praticas educativas e pedagógicas em sua atuação docente.
O professor que compreende o modo de agir de seu aluno obterá uma melhor qualidade de trabalho.
Passo 3
A contribuição da psicologia na educação é fornecer auxilio para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino. Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada e compreendida.
A psicologia, enquanto tentativa de conhecer o comportamento humano, tem sido através dos tempos uma atividade natural do ser humano, praticada informal e assistematicamente no cotidiano das pessoas, chamada Psicologia do Senso Comum.
Já a psicologia, enquanto ciência que busca compreender o processo evolutivo e o comportamento do ser humano tem sua origem na pesquisa racional, sistemática, caracteriza-se como Psicologia da Educação. Uma área onde tende aos questionamentos sobre a aprendizagem.
A importância da psicologia no processo-aprendizagem reside no conhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das praticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.
Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores e de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultado desse diálogo entre as três instâncias, que são:
- A realidade de quem aprende;
- A realidade do objeto a ser aprendido;
- A realidade de quem ensina.
Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das praticas pedagógicas instituídas, como sendo condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.
Na Educação Infantil, ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases:
⦁ Na fase sensório-motora: que é a fase da formação da inteligência prática, se refere á manipulação de objetos, á percepção e movimentos. A criança precisa expandir seus movimentos, explorando seu corpo e o espaço
...