Autismo
Tese: Autismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joycerojas • 1/6/2014 • Tese • 384 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
Autismo Apresentação
Definição
O termo autismo vem do grego “autós” que significa “de si mesmo”.
Autismo é uma alteração ou disfunção global do desenvolvimento, uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo de estabelecer relacionamentos normais e de responder apropriadamente ao ambiente. Se comporta de modo compulsibo e ritualista, e geralmente desenvolve inteligência normal.
O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças.
O sinais de autismo geralmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.
Histórico
Plouller > 1906
Introduziu o termo autista na literatura psiquiátrica.
Eugene Bleuler > 1911
O primeiro a difundir o termo autismo para referir-se ao quadro de esquizofrenia, que consiste na limitação das relações humanas e com o mundo externo.
Leo Kanner > 1943
Psiquiatra americano, que trabalhava em Baltimore, nos Estados Unidos, descreveu um grupo de onze casos clínicos de crianças em sua publicação intitulada “Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo” (Autistic Disturbances of Affective Contact).
Hans Asperger > 1944
Pediatra austríaco Hans Asperger, em Viena, descreveu crianças que tinham dificuldades de integrar-se socialmente em grupos, denominando esta condição de “Psicopatia Autística” para transmitir a natureza estável do transtorno. Estas crianças exibiam um prejuízo social marcado, assemelhavam-se com as descritas por Kanner.
Lorna Wing > 1976/1981
Relatou que os indivíduos com autismo apresentam déficits específicos em três áreas: imaginação, socialização e comunicação, o que ficou conhecido como “Tríade de Wing”.
A publicação de Kanner ficou conhecida, enquanto que o artigo de Asperger, escrito em alemão, só foi transcrito para o inglês por Lorna Wing, em 1981.
Pesquisas e estatísticas
Em 2010, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem
Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças, que possa causar a doença.
...