Behaviorismo (Análise sobre o filme O show de Truman)
Por: Maristelamorim • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 501 Palavras (3 Páginas) • 8.133 Visualizações
AP II – Filme escolhido: O Show de Truman. O Show da vida
02 Cenas para análise:
1º Cena: Truman sai para o trabalho todas as manhãs onde exerce a profissão de corretor de seguros e ao encontrar amigos e vizinhos, lhes desejam um bom dia e ainda ressalta que se não os ver, boa tarde e boa noite de forma sorridente. Certa vez, ao chegar no seu trabalho, recebe uma “ordem” para tratar de um negócio fora da ilha. É avisado que precisa atingir sua meta, uma vez que a empresa está fazendo cortes de funcionários, ou seja, nesse caso para não ser demitido, ele teria que mostrar serviço.
Análise:
- Comportamento operante: Truman decide aceitar o trabalho e sair da ilha para negociar.
- Comportamento respondente: Ele chega na balsa, compra seu bilhete, mas por causa do trauma nele criado, tem dificuldades para atravessar a ponte.
- Reforço positivo: Aceita o desafio para manter-se em seu trabalho.
- Reforço negativo: Com o bilhete comprado, tem dificuldades para atravessar a ponte e trava no meio dela.
- Punição: O castigo de “ supostamente” ter perdido seu pai em uma tempestade, faz com que ele não queira enfrentar o mar.
- Extinção: Ocorre pelo fato de ele ser manipulado e não ser o verdadeiro responsável pelos seus próprios comportamentos.
- Discriminação: Uma vez que todos ao seu redor são atores, não o ajudam a atravessar a ponte.
- Generalização: Todas as vezes que ele se depara frente ao mar, ele sofre esse terrível trauma que o consome.
2º Cena: Truman se apaixona por Sylvia. Ele tenta sair da ilha quando desconfia de todos ao seu redor. Ele entra num ônibus com destino a Chicago, mas assim que se sentou, o ônibus “ não funcionou” o deixando triste e desapontado.
Análise:
- Comportamento operante: Ele começa desconfiar da sua vida, onde todos parecem agir a partir de seus movimentos e atitudes. Ele então age de uma forma inesperada.
- Comportamento respondente: Ele aceita viver em seu mundo e a realidade como lhe é apresentada. Emoções reais eram criadas em certas situações.
- Reforço positivo: Truman tenta sair de carro sem destino certo , enfrenta uma ponte sobre o mar para chegar até uma estrada e passa por obstáculos com fogo.
- Reforço negativo: Tenta se livrar de tudo ao seu redor que lhe parece ser falso.
- Punição: Ele estranha a atitude das pessoas e tenta ultrapassar mais uma barreira, porém sem sucesso. Ele é pego por policiais e é levado para casa com o aviso de numa próxima vez seria preso.
- Extinção: Os parentes e amigos reforçam a extinção a fim de eliminar todo o sentimento dele por Sylvia que foi retirada de cena ao tentar avisá-lo sobre a realidade de sua vida.
- Discriminação: Quando tenta fugir da cidade, se depara com um grande congestionamento e fica indignado com isso.
- Generalização: Truman foi manipulado de tal forma que de certo modo, era “conformado”. Ele não buscou enfrentar a realidade desde cedo, deixando se levar sem ao menos saber o que estava acontecendo.
...