TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTALT, BEHAVIORISMO E PSICANÁLISE

Artigo: GESTALT, BEHAVIORISMO E PSICANÁLISE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 6

GESTALT

A Teoria da Gestalt estuda a percepção do mundo e a sensação do movimento. Na experiência e no perceber de um estimulo, podendo se ter varias resposta dependendo de como este estimulo é visto pelo sujeito, através de processos psicológicos.

Seu criador e principal representante, o médico especialista em psiquiatria: F. S. Pearls (1983 – 1970), sua contribuição para psicologia decorre principalmente para área da psicoterapia, e em diversos contextos da atividade humana.

A necessidade de compreender o ser humano não somente através de partes, mas na sua totalidade, para o seu conceito. Algo que acontece interno e externo na qual eu não consigo ver, mas este fenômeno existe. Seu principal pressuposto humanista esta voltado para o crescimento da pessoa, seu conceito fundamental ao trabalho dos psicólogos da Psicologia Gesltalt, Wolfang Kohler e Kurt Koffka sobre aspectos da percepção do movimento.

Quando não temos a ideia de uma forma particular na nossa mente estamos sendo subjetivos ao que estamos vendo uma ilusão de óptica, percepção enganosa da realidade, vista como correta pela consciência que determina o comportamento até chegar o seu todo. Não se pode conhecer o todo por meio de partes, pois o todo é maior que a soma das duas partes.

A maneira que percebemos um determinado estímulo ou até mesmo um processo de desenvolvimento ira desenvolver o nosso comportamento, muitas das vezes o estimulo físico é detectado pelo sujeito de maneira diferente da realidade. A percepção das sensações e as informações do espaço físico são fatores fundamentais na teoria gestalt.

Este método da Gestalt explica o comportamento humano o meio e a pessoa.

Através de métodos filosóficos como a fenomenologia, na construção da forma de percepção do mundo, sendo que esta é a porta de entrada da consciência que orientam a Psicologia Gestalt nos seus processos psicológicos usados nas praticas de consultorias e aplicadas na educação.

A Psicologia Gestalt na busca de construir uma teoria que seja coerente, na forma e na sua percepção obtidas das sensações com possibilidade de múltiplas respostas, dependendo de como o estimulo é interpretado. Considera o processamento psíquico da informação do meio físico, do ambiente e o sujeito, para estabelece a percepção desse fenômeno. Portanto os corpos são manifestações diretas de quem somos e comportamentos como: físico, postura, respiração, movimentos, faz com que aprendemos muito sobre nós mesmos.

Figuras da Gestalt

,

BEHAVIORISMO

O behaviorismo foi inaugurado em 1913, por John Watson- EUA. O artigo usado por John foi “Psicologia: como behavioristas a vêem”; Que oferecia ao mundo uma proposta de ciência.

Behaviorismo pode ser classificado por comportamentos, experimentos e analise de comportamento. A palavra em si é um modelo metodológico na Psicologia e um modelo filosófico. Nele encontramos modalidades de ser.

Behavioristas compreendiam que a psicologia era a ação melhor definida, mais teórica.

Como é uma ciência, não tem teoria, ela não consta juízos nem leis. Juízos são argumentos fechados que se prendem em leis. E isso não se encaixa em psicologia, pois esta é um cesto de muitas teorias.

Skinner é um cientista importante; o behaviorismo de Skinner ficou conhecido por radical: Corrente skinneriana com base no comportamento operante. Ele acreditava que a teoria é a crença do pensamento (construção do conhecimento) e por ser uma crença, nasce do sentimento.

Comportamento Respondente: involuntário, reflexo, estimulo (provoca resposta)

-respondente no corpo. O nosso ambiente devido situações emite sensações no corpo; nossas expressões são o limite.

Comportamento Operante: Opera por condicionamento. ( não há estimulo externo observável)

Refere-se à interação sujeito-ambiente. Uma relação fundamental à relação entre a ação do individuo e as conseqüências. É fundamental porque o organismo se comporta ( emitindo esta ou aquela resposta); sua ação produz uma alteração ambiental; uma conseqüência. Agimos ou operamos sobre o mundo em função das conseqüências criadas pela nossa ação.

Operar um comportamento sobre a resposta,

O sujeito opera comportamento apartir de um reforço

Reforço positivo: Aumenta a probabilidade de um comportamento desejado se repetir.

( oferece alguma coisa ao organismo)

Reforço negativo: Não elimina uma probabilidade de um comportamento desejado de se repetir. ( Remove algo para evitar o pior)

Punição elimina comportamento não desejado, é o procedimento muito importante, que pode envolver uma resposta. Alguns pesquisadores afirmam que quando a punição é definitiva e intensa, isso poderá ter razões que se pune ou, seja não são alteradas com a verdadeira punição.

Controladores de Estímulos

Temos hoje em dia uma grande polêmica e discussão sobre a natureza e extensão, mas se procurarmos estudar sobre este assunto e aprofundarmos com respostas mais claras.

As respostas são totalmente diferentes de estímulos, podemos dizer que o comportamento do ser humano está sobre controle de estímulos.

São dois importantes processos que devem ser observados: descriminação e a generalização.

Discriminação

É uma resposta na presença de um estímulo, que sofre extinção na presença do outro cada vez que uma situação é reforçadora.

Somos capazes de diferenciar estímulos e como iremos nos comportar em cada situação apresentada.

Generalização

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com