TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve Histórico Sobre o Behaviorismo

Por:   •  26/5/2016  •  Dissertação  •  2.723 Palavras (11 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Processos de Aprendizagem e Pesquisa Experimental

Profª Ângela Lyra

Alunos: Brunna Azevedo, Júlia Perrusi, Kewerton Alves, Mona Lisa Veríssimo. - 4º A

Breve Histórico do Behaviorismo

O Behaviorismo tem a sua origem nos EUA e surgiu pelo desejo de um grupo de estudiosos que queriam uma nova vertente da Psicologia, algo mais objetivo e científico, fugindo da abordagem introspectiva e filosófica da época. A crítica principal feita à introspecção era a de que a mesma não poderia ser considerada ciência, por ter um caráter muito subjetivo e nem sempre confiável. (COLLIN et al, 2012)

Dessa maneira, começou-se a estudar apenas os aspectos tangíveis da natureza humana, ou seja, o que podia ser manipulado, quantificado e controlável. Os dados utilizados pelos behavioristas eram da ordem dos estímulos externos e respostas comportamentais, sendo irrelevante o processo da “consciência” ou do “inconsciente”. Estes não tinham a sua existência negada, apenas sua utilidade. (SCHULTZ & SCHULTZ, 2011)

Semelhante ao que ocorrera na sociedade, em 1859, durante o surgimento da teoria mecanicista Darwiniana sobre a evolução das espécies por seleção natural, os behavioristas também despertaram um verdadeiro furor nas correntes filosóficas nos prelúdios de seus trabalhos. Charles Darwin impressionou seus contemporâneos ao fazer sua explicação sobre a vida e dispensar o relato bíblico de que Deus criara todas as plantas e animais. No behaviorismo, as objeções partiram do sentido em os estudos tiravam do homem a sua capacidade de governar o seu próprio comportamento. (BAUM, 1999)

Os estudos behavioristas aconteciam em condições laboratoriais, onde os primeiros pesquisadores estudavam o comportamento dos animais, com testes, para elaborar teorias sobre aprendizagem, memória, condicionamento e a interação do homem com o ambiente. (COLLIN et al, 2012)

Em 1913, Watson publicou o artigo “Psychology as The Behaviorist Views It”, argumentando que nas técnicas e métodos previamente utilizados pela psicologia, a ênfase era dada ao observador e não a situação experimental, o que ia contra todos os princípios do que seria uma “verdadeira ciência”, com medidas verificáveis e quantificadas. (BAUM, 1999)

Watson foi guiado pela psicologia objetiva, que surgiu no século XIX, muito influenciada por nomes como F. C. Donders, Hermann Ebbinghans, Gustav Fechner, entre outros. Cada um ao seu modo, todos trabalharam com experimentos laboratoriais, com o intuito de seguir métodos objetais e transformar, finalmente, a psicologia em ciência. (BAUM, 1999)

A visão do homem na psicologia behaviorista, era até então mecanicista, isso significa que eles concebiam que as ações do homem são frutos de um acúmulo de respostas aprendidas ou sistemas de hábitos. (SCHULTZ & SCHULTZ, 2011)

No entanto, o mais famoso dos behavioristas pós-Watson, B. F. Skinner, demonstrou um nítido contraste entre a sua visão e aquela exposta pela maior parte dos behavioristas, ao posicionar o homem como alguém que não é apenas influenciado pelo mundo, mas também age sobre ele. Ou seja, para Skinner o homem era um ser ativo e em “constante construção da sua história”. (LYRA, 2015, NOTAS DE SALA DE AULA)

Biografia dos Teóricos – Ivan Petrovich Pavlov, John Broadus Watson, Edward Thorndike e Burrhus Frederic Skinner.

Ivan Pavlov

Ivan Pavlov, filho de Peter Dmitrievich Pavlov e Varvara Ivanova Uspenskava, nasceu em 1849, em uma pequena cidade chamada Riazan, na Rússia.  Ele iniciou sua atividade acadêmica seguindo os passos do pai, pastor em Riazan, mas logo abandonou sua preparação no seminário e transferiu-se para o curso de Ciências Naturais na Universidade de São Petersburgo. (COLLIN et al., 2012)

Em 1875, já formado, Pavlov matriculou-se na Academia de Cirurgia Médica, tornou-se Doutor e posteriormente membro.  Em 1890 veio a ser diretor do Departamento de Psicologia do instituto de medicina experimental, e foi neste que realizou sua famosa investigação sobre a “saliva canina”, que mais tarde em 1901, rendeu-lhe o Prêmio Nobel. Ainda em 1897, publicou a obra intitulada de Lições sobre o trabalho das principais glândulas digestivas, que representou um marco na carreira do fisiólogo. Em 1928, já próximo ao final de sua carreira, teve outro importante trabalho publicado, também visto como uma de suas grandes contribuições: Lectures on the conditioned reflexes. (Op. cit.)

Ivan Pavlov faleceu no dia 27 de fevereiro de 1936 em Leningrado, vítima de uma pneumonia. (Op. cit.) 

John Broadus Watson

Segundo Collin (2012), John B. Watson nasceu em 1878 na Carolina do Sul, sua mãe Emma Watson era mulher extremamente religiosa e seu pai Pickens Butler um homem alcoólatra e mulherengo, Watson teve uma infância um pouco conturbada em decorrência de sua relação com seu pai.

Aos dezesseis anos ingressou na Universidade Furman, em Greenville, decidido a ser ministro religioso, em 1900 recebeu o grau de mestre, nesse ano, porém, sua mãe faleceu, liberando-o do voto de tomar-se ministro. Em vez do seminário teológico, Watson foi para a Universidade de Chicago onde obteve seu doutorado em filosofia. Interessou-se pela psicologia graças à obra de James Rowland Angeil, e estudou neurologia, com Jacques Loeb, que lhe deu a conhecer o conceito de mecanismo. (SCHULTZ, 2009)

Após concluir o doutorado em Chicago, Watson foi convidado para se tornar professor na universidade de Johns Hopkins, localizada em Baltimore, onde ministrou a palestra de 1913 que ficou conhecida como manifesto behaviorista, onde apresentou os fundamentos de sua teoria. Após 13 anos trabalhando na universidade de Johns Hopkins, Watson foi obrigado a abandonar seu cargo, devido a um fato ocorrido na mesma. Ingressou em uma carreira publicitária, e em paralelo dedicava-se a publicação de suas teorias. (COLLIN et al., 2012)

Edward Thorndike

Edward Thorndike, nasceu em 1874, Massachusetts, Estados Unidos. Estudou psicologia em Harvard. Em 1897, foi realizar seu doutorado na Universidade de Columbia. Seu interesse por psicologia educacional levou-o a assumir o cargo na College for Women of Cases Western Reserve, em Ohio. Voltou para Columbia e lecionou até se aposentar em 1899. Thorndike continuou a escrever e pesquisar até sua morte, aos 74 anos, em Nova York. (COLLIN et al., 2012)

O pai dele era ministro da Igreja Metodista e a cada 2 anos eles mudavam de cidade, isso tornava Thorndike sempre o aluno novato da turma, deixando-o tímido, mas totalmente independente. Foi a sua mãe que exigiu do filho total dedicação aos estudos e isso foi um dos motivos que fez com ele entrasse nas melhores universidades do país. O desejo por estudar a aprendizagem não se sabe ao certo de onde. Mas ele tinha um grande interesse por estudar psicologia comparada, comparando homens e animais, uma das mais famosas pesquisas dele é um estudo feito com gatos em gaiolas, que foi um estudo experimental dos processos associativos em animais. (GOODWIN, 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com