TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]


[pic 4]

Índice

Introdução        

O que é o Bullying?        

Os motivos        

Tipos de Bullying        

Bullying Físico ou Intimidação Física        

Bullying Verbal        

Bullying indireto        

Bullying emocional        

Bullying Sexual        

Cyberbullying        

Bullying Homofóbico        

Consequências provenientes do Bullying        

O que acontece às vítimas de Bullying?        

O que acontece aos agressores?        

Formas de evitar ou de ajudar em casos de Bullying        

Bullying em Portugal        

A Relação do Bullying e a Filosofia        

Conclusão        

Bibliografia e Webgrafia        

Introdução

Após a aceitação do professor José Carepa, a turma de 11ºA do Externato Dom Fuas Roupinho decidiu elaborar, em conjunto, um trabalho de terceiro período relativo ao Bullying e o que dele advém.
Na elaboração deste trabalho, a turma foi dividida em pequenos grupos para que ninguém fosse excluído, para facilitar a elaboração do trabalho e, ao mesmo tempo, para que pudéssemos ter uma avaliação justa. Assim sendo, formaram se os seguintes grupos:

  • Grupo da pesquisa

  • Grupo de escrita
  • Grupo da edição

  • Grupo de teatro

Apesar de separados, estes grupos têm, entre eles, um responsável que proporciona a comunicação entre todos os grupos.


O que é o Bullying?

Bullying é uma palavra inglesa que se refere a situações que se caracterizam por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, entre indivíduos que partilham os mesmos espaços físicos ou virtuais. O termo Bullying tem origem na palavra inglesa Bully que tem como significado “o que briga”, sem denominação própria em português, a palavra Bullying é entendida como “ameaça”, “tirania”, “opressão”, “intimidação”, “humilhação” ou maltrato”.

Bullying não é um problema exclusivo de Portugal. Desta forma, o conceito de Bullying foi estudado pela primeira vez na Noruega em 1973 por Dan Olweus. Embora este fenómeno social tenha mais visibilidade nos dias de hoje, tem vindo a ser alvo de estudo ao longo dos últimos 36 anos.

No conceito de Bullying é importante saber que não é um conflito normal entre colegas. Nestes casos, ambas as partes, tanto quem agride (o Bully) como quem é agredido (a vítima), ou mesmo, se houver um terceiro que participa de forma indireta (a testemunha) estão envolvidos emocionalmente e têm algum poder.

Então conseguimos, finalmente, dizer o que é o
Bullying? Posto isto, podemos afirmar que o Bullying é uma situação que acontece entre indivíduos que partilham espaços, é um ato de humilhação e opressão. Estas situações acontecem em todo o mundo e todos os intervenientes têm algum poder.



Os motivos

Normalmente, estas situações acontecem devido ao facto de os agressores quererem sentir-se superiores atacando alguém, que de alguma maneira, é inferior e mais fraco, e desta maneira sentem que têm mais poder.

Há casos em que os agressores estão com problemas e descarregam noutras pessoas.

Muitas das vezes também é apenas para chamar a atenção dos outros e serem falados para se tornarem mais populares.

Em certos casos, o Bully já sofreu destas agressões por parte de outros colegas ou até mesmo por parte dos pais, que muitas das vezes são alcoólicos ou drogados e descarregam nos filhos.[pic 5]

E, por fim, ainda há casos em que os agressores, simplesmente, têm prazer em magoar os outros e não têm respeito por ninguém.

E as vítimas? Porque permitem estes comportamentos? Bem, muitas das vezes, elas não têm uma autoestima muito elevada e sentem-se inferiores aos outros, sentem-se diferentes e vulneráveis e, simplesmente, não conseguem reagir quando estão a ser atacadas, verbal ou fisicamente. São, normalmente, pessoas tristes ou então, pessoas com alguma deficiência, que não se conseguem defender.

Muitas vezes, há testemunhas que não contam estas situações a ninguém, e porquê? Porque têm medo de ser as próximas ou de serem chamadas de “queixinhas” ou “chibo”.

Tipos de Bullying

A sociedade hoje em dia pensa que o Bullying apenas acontece através de meios físicos ou apenas entre crianças, mas para a surpresa de muitos, de acordo com especialistas, os atos de Bullying não ocorrem apenas em escolas, isto é, a prática deste tipo de violência também se faz presente em outros contextos, como no trabalho, na faculdade e até mesmo em relações entre vizinhos.
Posto isto, temos vários tipos e formas de executar atos de
Bullying:

Bullying Físico ou Intimidação Física

Esta vertente inclui qualquer contato físico que possa ferir ou prejudicar uma pessoa. Roubar algo que pertence a outra pessoa e destruir os seus pertences também seria considerado um tipo de agressão física. São exemplos da execução deste tipo:

  • Empurrar, amarrar ou prender;
    [pic 6]
  • Dar bofetadas, murros ou pontapés;
  • Cuspir, morder;
  • Roubar dinheiro ou outros bens pessoais;
  • Rasgar roupa e/ou estragar objetos.

Bullying Verbal

Este tipo de intimidação inclui insultar, fazer comentários ofensivos, ou fazer piadas sobre a religião, género, etnia, estado socioeconómico da vítima. 46,5% do total de Bullying nas escolas é do tipo verbal. Sendo assim, este género de Bullying inclui:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (493 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com