Bullyng e as contribuições da psicologia escolar
Por: Nathalia Batini • 23/11/2021 • Monografia • 6.356 Palavras (26 Páginas) • 205 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Londrina
2021
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
NATHALIA SANTOS BATINI
FENÔMENO BULLYNG:
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Pitágoras como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Psicologia.
BANCA EXAMINADORA
Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)
Londrina, 18 de novembro de 2021
BATINI, Nathalia Santos. Fenômeno Bullying: contribuições da Psicologia Escolar.2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Pitágoras Unopar, Londrina, 2021.
RESUMO
O Bullying é um fenômeno sistemático e desigual, cujo se caracteriza como um conjunto de atitudes agressivas que ocorre de modo intencional, sem uma motivação aparente, praticada por um ou mais indivíduos contra uma vítima, de forma sutil, executada dentro de uma relação desigual de poder, causando dor e sofrimento à vítima, podendo vir a acarretar sérias consequências no desenvolvimento cognitivo, psicológico e social dos envolvidos. Neste contexto, a Psicologia Escolar se realça como grande possibilidade para o enfrentamento dessa prática nas instituições educacionais, atuando na mediação de conhecimentos, valores, normas e atitudes positivas, auxiliando tanto os profissionais quanto os alunos a lidarem com suas emoções. Com isso, o objetivo geral deste trabalho se finda em compreender o fenômeno bullying enquanto uma violência escolar a partir de uma abordagem gestáltica em relação às contribuições da Psicologia Escolar. Com isso, a problemática elucidou-se a partir do seguinte questionamento: Quais as contribuições da Psicologia Escolar para o enfrentamento e prevenção do fenômeno bullying? Como metodologia, adotou-se a revisão bibliográfica mantendo um diálogo com diversos autores e pesquisadores da área.
Palavras-chave: Bullying. Violência. Gestalt-terapia. Psicologia Escolar.
BATINI, Nathalia Santos.Bullying Phenomenon: ContributionsofSchoolPsychology.2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade do Norte do Paraná, Londrina, 2021.
ABSTRACT
Bullying is a systematicandunequalphenomenon, characterized as a set ofaggressiveattitudesthatoccurintentionally, withoutanapparentmotivation, practicedbyoneor more individualsagainst a victim, in a subtleway, performedwithinanunequalrelationshipofpower, causingpainandsufferingtothevictim, whichmayhaveseriousconsequencesonthecognitive, psychologicaland social developmentofthoseinvolved. In thiscontext, SchoolPsychology stands out as a greatpossibilityto face thispractice in educationalinstitutions, acting in themediationofknowledge, values, normsand positive attitudes, helpingbothprofessionalsandstudentstodealwiththeiremotions. Withthat, the general objectiveofthisworkends in understandingthe bullying phenomenon as a schoolviolencefrom a gestalt approach in relationtothecontributionsofSchoolPsychology. Withthat, theproblemwaselucidatedfromthefollowingquestion: What are thecontributionsofSchoolPsychologytotheconfrontationandpreventionofthe bullying phenomenon? As a methodology, theliterature review wasadopted, maintaining a dialogue withseveralauthorsandresearchers in thefield.
Keywords: Bullying. Violence. Gestalt therapy. SchoolPsychology.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 8
2. O FENÔMENO BULLYING: CONCEITOS, MANIFESTAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS 10
3. A PSICOLOGIA ESCOLAR FRENTE AO ATO PRATICADO 18
4. A RELAÇÃO ENTRE O BULLYING E A PSICOLOGIA ESCOLAR POR MEIO DA PERSPECTIVA GESTÁLTICA 21
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS 25
INTRODUÇÃO
Sabe-se que é considerado violência, todo e qualquer ato que é submetido a vontade de outro indivíduo, de forma que este pode ser através de força física ou abuso psicológico, que culminam em um soterrar de vontades de uma parte para satisfazer os desejos da outra. Mediante a isso, destaca-se que nas últimas décadas, uma nova forma de violência escolar tem ocupado um amplo espaço na mídia, sendo foco de inúmeros estudos e debates acadêmicos atualmente, o que resulta em grande preocupação por parte dos pais, da comunidade e de toda gestão escolar.
Portanto, a bibliografia que engloba essa área de estudo é bastante vasta, existente nas áreas de Psicologia, Políticas Educacionais, Ciências Sociais entre outros. Entretanto, voltado para área da Psicologia Escolar, o presente estudo dará enfoque as vertentes: escola e educação, o fenômeno bullying, a Psicologia Escolar e a contribuição do profissional da Psicologia Educacional para a prevenção e enfrentamento do bullying em contexto escolar. Neste foco, o estudo abordou questões reflexivas sobre a importância dessa relação a partir da revisão dessa prática, bem como e a eficácia de uma educação emancipadora e transformadora para todos os indivíduos.
Neste ínterim, este estudo tem como objetivo geral: compreender o fenômeno bullying enquanto uma violência escolar a partir de uma abordagem gestáltica em relação às contribuições da Psicologia Escolar. Com isso, a problemática elucidou-se a partir do seguinte questionamento: Quais as contribuições da Psicologia Escolar para o enfrentamento e prevenção do fenômeno bullying?
Para solucionar o problema da pesquisa a fim de atingir o objetivo proposto, o trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica, na qual o procedimento metodológico a ser adotado se finda como uma pesquisa de caráter exploratório, e visa analisar o que os livros, artigos e periódicos relatam sobre o tema proposto. As buscas foram realizadas em bases de dados indexados como o Scielo, Ministério da Educação e da Saúde, revistas acadêmicas, documentos legais e em livros disponíveis na biblioteca da faculdade.
...