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CIÊNCIAS SOCIAIS

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Por:   •  3/4/2014  •  4.609 Palavras (19 Páginas)  •  257 Visualizações

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FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE RONDONOPOLIS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA.

CIÊNCIAS SOCIAIS

Professora:

TUTOR PRESENCIAL: PAULO ACÁCIO GONZAGA DA COSTA

ACADÊMICOS DO 2º SEMESTRE – NOTURNO

JEAN CARLOS CAMPOS DE SOUSA – RA - 446171

LUCINÉIA F. DE MORAIS – RA – 406902

MARIA JUCILENE B. COSTA – RA – 442198

RAQUEL COSTA TEIXEIRA – RA – 416827

ROSENILDA BRESSAN MOREIRA – RA – 412433

VIVIANE ASSUNÇÃO GONÇALVES – RA – 448477

RONDONOPOLIS/MT

NOVEMBRO 2013

Sumário

Introdução 3

1. Conceitos sobre cultura, indivíduo e sociedade 4

1.1 Cultura 4

1.1 Indivíduo 4

1.1 Sociedade 6

2. A classe operária vai ao paraíso 6

1.1 Trabalho 7

1.1 Consumo 8

1.1 Sociedade 10

2. Quais Interações existentes no cotidiano da sociedade atual? 10

2. Bumbando e Ilha das Flores 11

1.1 Momentos nos documetários que marcam as divergências socias 13

Pajerama 14

Conclusão 16

Referências Bibliográficas 17

Introdução

Sociologia no cotidiano: o indivíduo em sociedade e sua interação como outros povos, culturas, adaptações, suas diferentes identidades, diferenciando uns dos outros. Indivíduos, esses que, em sociedade encontram desigualdades sociais (miséria, desemprego, violência). Eles que também presenciam, participam para a degradação do meio ambiente, que segundo o “homem” é para o progresso do país. Podemos mesmo acreditar nisso?

1. Conceitos sobre cultura, indivíduo e sociedade

1.1 Cultura

Cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros de uma sociedade, reforçando que é transmissível de uma geração para outra pelo convívio social e não pela herança biológica. (REINALDO DIAS, fundamentos de Sociologia geral. Campinas, SP: Editora Alínea, Ed. Especial, 2010, p.59) Um conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização, fazem parte da cultura de um povo como as seguintes: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

1.1 Indivíduo

O indivíduo ou ser individual significa o portador ou sujeito concreto de uma essência em sua peculiaridade não-comunicável, (...). Ao indivíduo opõe-se o universal ou a essência, que prescinde (abstrai) de todo sujeito determinado e como tal é comunicável a vários sujeitos. Só o indivíduo existe realmente, ao passo que o universal, enquanto tal, só se elabora no pensamento conceptual. A língua latina designa o indivíduo por Individuum, que etimologicamente significa o indiviso, denotando uma unidade essencialmente indivisa e indivisível, porque este "uno", enquanto tal, nunca pode existir multiplicado, nem, por conseguinte, existir várias vezes; este pinheiro determinado ou este homem determinado existem necessariamente só uma vez.

Nossa perspectiva em relação à sociedade é estarmos inseridos em uma sociedade mundial que não necessita mais de fronteiras, na qual todas as pessoas possam se deslocar livremente e existir em qualquer lugar o direito de permanência universal.

O homem moderno simplesmente não consegue imaginar uma vida além do trabalho. O homem adaptado ao trabalho, ou seja, a um padrão; está fazendo com que a qualidade específica do trabalho perca-se e torne-se indiferente. O homem moderno não passa de mercadoria produzindo mercadoria e vendendo sua própria mercadoria. As mulheres tornam-se responsáveis pela sobrevivência em todos os níveis. Os homens tornam-se dependente de uma relação abstrata do sistema. Como já mencionamos antes, a perspectiva que temos é a constituição de um sujeito como objetivo, capaz de construir uma sociedade igualitária, criativa, diversa, livre e prazerosa no ócio. É na sociedade moderna que se forma a idéia de educação para formar cidadãos, escolarização universal, gratuita e leiga, que deve ser estendida a todos; a escola passa a ser a forma predominante da educação. Fonte: (http://www.brasilescola.com/sociologia/a-sociedade-individuo-educacao-que-temos-queremos.htm)

O indivíduo se efetiva, ao lado da identidade genérica derivada do fato de ser membro da espécie humana, pelo talento e possibilidade que demonstra de cultivar, em si, aquelas qualidades que o tornam único e singular. No século XIX, atingia o status de indivíduo, na acepção forte do termo, aquela pessoa capaz de constituir a si mesma enquanto obra, aplicando-se cotidiana e continuamente ao cultivo daqueles traços que a distinguissem das outras, sem qualquer equívoco. Essa tarefa, simultaneamente estressante e dignificadora, imprimiam um sentido à vida de cada um, comportando busca consciente planejamento deliberado e liberdade de escolha.

Nesse registro, trabalhar era sinônimo de disciplina, dignidade, auto-estima, bem-estar, progresso, conquista de autonomia. Sucesso ou fracasso dependia do tipo de trabalho exercido e da atitude de cada um diante dele. A possibilidade de trabalhar (acreditava-se) estava aberta para todos os que se dispunham

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