Clark Hull
Trabalho Escolar: Clark Hull. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilipopflor • 16/10/2013 • 261 Palavras (2 Páginas) • 1.668 Visualizações
O espírito mecanicista do século XVII, representado pelas figuras mecânicas, pelos relógios, pelos robôs vistos na Europa, incorporou-se perfeitamente no trabalho de Hull. Ele era objetivo, reducionista e mecanicista.
Seu método de estudo era objetivo e quantitativo ( Matemática). Ou seja, disciplinado, comprometido e paciente.
Ele usava quatro métodos de estudo: observação simples, observação sistemática controlada e o teste experimental das hipóteses e o hipotético-dedutivo, baseada num conjunto de formulações determinadas a priori (obter conclusões testáveis por meio de experiências.
Os impulsos em vez de introduzir o conceito de necessidade biológica diretamente no seu sistema, Hull postulou a variável interveniente do “impulso” ( estímulo provocado por um estado de necessidade do organismo que impulsiona ou ativa um comportamento. Impulso primário – Associados à necessidades biológicas inatas e vitais para o organismo (alimento, água, temperatura, defecação, micção, sono atividade, relação sexual, alivio da dor)Impulso secundário – Adquiridos e relacionados com os estímulos situacionais ou ambientais associados à redução dos impulsos primários que também podem se transformar em impulsos. Ex.: Queimadura, medo.
A aprendizagem: A teoria da aprendizagem de Hull concentra-se no princípio do reforço. Lei do reforço primário – quando uma relação estimulo-resposta é seguida pela redução de uma necessidade corporal, aumenta a probabilidade de que o mesmo estimulo provoque a mesma resposta em ocasiões subseqüentes.Reforço secundário – Se a intensidade de um estímulo é reduzida em virtude de um impulso secundário, este atuará como reforço secundário. Como essa força indireta de reforço é adquirida por meio da aprendizagem, donomina-se reforço secundário. À função do número de reforços, hull chamou de força do hábito
...