Como começou a aplicação da psicologia no trabalho?
Tese: Como começou a aplicação da psicologia no trabalho?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IURISAUDE • 30/3/2014 • Tese • 346 Palavras (2 Páginas) • 2.596 Visualizações
1. Como começou a aplicação da Psicologia no trabalho?
1. A qual a conclusão chegou a pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorne? Porque ela é importante para a história da Psicologia Organizacional?
R- Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor e Fayol. Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne da Western Eletric, em Chicago de 1927 a 1932. Mayo escreveu três livros, baseados nas descobertas dessas experiências realizada em Hawthorne originando as Relações Humanas. Essas experiências foram feitas em quatro fases. Na primeira fase tinha como objetivo inicial conduzir experimentos relacionando a luminosidade no ambiente de trabalho com a eficiência dos operários, medida pela produção. Com isso criou dois grupos fazendo o mesmo trabalho, mas com ambientes diferentes e se constatou que não tinha relação entre as duas variáveis e sim a existência do fator psicológico. Que suas reações não eram influenciadas pelo aumento de luminosidade e sim pelo obrigação de produzir.
Na segunda fase foi feita experimentos com seis moças de nível médio que foram separadas por divisórias de madeira do restante do grupo, foram divididas em 12 etapas, fizeram varias inovações como aumento de salário, intervalos de descanso de diversas durações, redução de jornada de trabalho e que o resultado foi o mesmo da fase anterior sem muitas mudanças de produtividade, concluiu-se que tiveram algumas atitudes diferentes como trabalhar com liberdade, com ambiente...
1. Como começou a aplicação da Psicologia no trabalho?
R- De acordo com o Módulo de estudos que discute a Psicologia Organizacional, ela surgiu no final do século XIX com um trabalho desenvolvido por Frederick Winslow Taylor (1980), cujo objetivo era de aumentar a produção e conseqüentemente a empresa teria mais lucro. Mas foi durante a Primeira Guerra Mundial que a Psicologia Organizacional foi utilizada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos no desenvolvimento de testes para medir a habilidade mental. Já na Segunda Guerra Mundial a contribuição dessa ciências foi ampliada com a participação dos psicólogos na seleção de soldados, treinamento, avaliação de desempenho e desenvolvimento de trabalhos em equipes.
...