Comportamento Humano Nas Organizaçoes
Exames: Comportamento Humano Nas Organizaçoes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mandaahl • 1/9/2013 • 891 Palavras (4 Páginas) • 1.966 Visualizações
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
É imprescindível estudar organizações e suas formas de funcionamento e, principalmente, estudar o comportamento humano dentro destas. Um estudo apurado do comportamento de cada participante ou um grupo de trabalho é fundamental para se ter uma corporação eficiente e eficaz no mundo dos negócios, tão acirrado e brutal como hoje em dia, com sua concorrência global. Sempre friso os termos eficiência e eficácia, pois como já vimos, estes termos são distintos entre si. Enquanto eficiência trata dos meios para atingir algo, eficácia trata dos resultados, dos objetivos que foram auferidos, e portanto, a eficiência e eficácia organizacional e pessoal será sempre uma busca constante.
Neste novo mundo organizacional as competências humanas estão tomando formas magníficas, e cada indivíduo se não está, deveria estar ganhando a cada dia, mais espaço dentro das organizações, no sentindo de agregação de valores para estes. As habilidades humanas estão tomando grandes proporções em vistas de outros recursos, tanto é, que, a modalidade de Recursos Humanos, trocou de nome para Gestão de Pessoas. A modernidade pós-revolução industrial nos pede que esta gestão seja feita de forma consciente e inteligente, para podermos reter e colher os frutos dos melhores talentos que o mercado de trabalho tem a oferecer. O estudo do comportamento humano nas organizações só trará benefícios para estas, em vista que quanto mais soubermos destes aspectos pessoais e grupais, tanto mais eficazes serão os investimentos nas pessoas, e, melhores serão os resultados que estas nos propiciarão.
‘’O Comportamento Organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações’’ (Keith Davis e John W Newstrom 1992)’’. De acordo com estes mesmos autores, possuímos quatro elementos-chave do comportamento organizacional:
• Pessoas: representam o sistema social das organizações. Eles formam grupos e equipes para fazerem o trabalho. Sem elas as organizações simplesmente não existiriam. São dinâmicas e passíveis de mudanças.
• Estrutura: serve para representar formalmente os relacionamentos entre as pessoas nas organizações. Definem cargos, serviços, tarefas, status e etc. As estruturas são complexas e passíveis de problemas de relacionamentos.
• Tecnologia: existe com intuito de realização do trabalho. Como as organizações não existem sem as pessoas, as pessoas necessitam de tecnologia para a relização de suas tarefas.
• Ambiente: como já vimos em diversos outros artigos, as corporações são afetadas pelos seus ambientes em que operam, e por estas são afetados também. O ambiente externo está intimamente relacionado com decisões, ameaças, oportunidades entre dezenas de situações vivenciadas no mundo empresarial.
Nesta questão introdutória sobre a abordagem deste assunto, segundo Keith e John, existem seis conceitos fundamentais a respeito do comportamento organizacional. Estes conceitos são divididos em partes:
A natureza das pessoas:
• Diferenças Individuais,
• A pessoa como um todo,
• O comportamento motivado,
• Valor da pessoa (dignidade humana)
A natureza da organização:
• Sistemas Sociais,
• Interesse mútuo
Resultado
• Visão holística do comportamento organizacional
Dentro da natureza das pessoas estão as diferenças individuais. Trata-se do modelo singular de cada pessoa como única no mundo. Cada ser humano é semelhante e ao mesmo tempo diferente de cada um. Já são diferentes ao nascerem e ainda mais, depois das vivências vividas por cada ser. Esta teoria
...