TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Meso Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Meso Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  11.740 Visualizações

Página 1 de 12

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

É um campo de estudo voltado a prever, explicar, entender e modificar o comportamento humano no contexto das Organizações.

Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento micro organizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento meso organizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macro organizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultura e da ciência política.

Áreas do Comportamento Organizacional

Comportamento Meso Organizacional

É um terreno que faz a ponte entre outras duas áreas do comportamento organizacional. Concentra-se principalmente na compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e em grupos. Desenvolveu-se a partir de pesquisas nos campos da comunicação, da psicologia social e da sociologia interacionista, que forneceram teorias sobre tópicos como socialização liderança e dinâmica de grupo.

As 04 fases da resolução de problemas

1. COMUNICAÇÃO:

Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver o entendimento, não haverá a comunicação. Se uma pessoa passar uma mensagem e a mesma não for entendida pela outra pessoa, não haverá uma boa comunicação.

O Processo de Comunicação:

O processo de comunicação contem três etapas

1.EMISSOR:

Pode ser uma pessoa, grupo ou organização que deseja ou quer se comunicar com uma ou mais pessoas (receptor).

Significado: corresponde à ideia, ou seja, o que o emissor que comunicar.

2.CODIFICADOR:

Emissor traduz a sua idéia para um código ou linguagem que pode ser entendida por outras pessoas.

Mensagem: O resultado da codificação é a mensagem, ou seja, o conteúdo do que falamos.

Canal: O canal é o veiculo ou o meio através do qual a mensagem é passada. Seja ela verbal ou não verbal permitindo assim a comunicação entre o emissor e o receptor.

3.RECEPTOR:

é a pessoa ou grupo que recebe a mensagem.

Decodificação: O receptor age de acordo como entende a mensagem, e não como o emissor realmente quis passar. Um exemplo clássico é a brincadeira telefone sem fio.

Compreensão: é o entendimento da mensagem pelo receptor.

Regulamentação: o receptor confirmar a mensagem recebida do emissor e retorna para o emissor (Feedback)

Ruídos na Comunicação:

O ruído é qualquer coisa que possa atrapalhar uma mensagem, ele pode ser fatores interno ou externo.

Os tipos de ruídos podem ser: físico, psicológico, fisiológico e semântico.

Ruído Físico:

É externo ao emissor e ao receptor, são ruídos que impedem o receptor de ouvir e entender o que o emissor esta lhe passando, como por exemplo barulhos de carros na rua, musicas, outras pessoas falando etc.

Ruído Psicológico:

É interno, mental que impede o receptor de ouvir e entender a mensagem passada, como por exemplo quando você esta pensando em outras coisas ou lembrando de algum momento vivido por você.

Ruído Fisiológico:

é qualquer questão fisiológica que possa atrapalhar a comunicação, por exemplo se você esta com dor de cabeça é muito difícil você conseguir falar com alguém ou ouvi-los quando eles falam com você.

Ruído Semântico:

Acontece quando o receptor não entende do assunto ao qual o emissor se refere, por exemplo quando médicos, advogados, contadores entre outros usam termos que leigos não entendem.

Tipos de Comunicação:

Comunicação Verbal: Quase toda a comunicação verbal é realizada por escrito, mas é composta pela palavra.

Comunicação Oral: são as ordens, pedidos, debates, conversas, etc.

Comunicação Escrita: são as cartas, telegramas, bilhetinhos, letreiros, cartazes, livros, folhetos, jornais, revista, etc.

Comunicação Não-Verbal:

A comunicação não verbal baseia-se em indicações, sem a fala, que um comunicador transmite junto com uma mensagem falada ou escrita. Através de gestos, assentimentos com a cabeça e postura, mímica, olhar, etc. um interlocutor consegue destacar suas palavras faladas. Porem algumas vezes a comunicação não verbal pode não ser o que o comunicador esta tentando falar, por exemplo quando uma pessoa sorrir enquanto da uma má noticia. Em outros casos entender o que o comunicador esta tentando dizer é extremamente difícil para o receptor.

Comunicação por mímica: são os gestos das mãos, do corpo, da face, as caretas.

Comunicação pelo olhar: as pessoas costumam se entender pelo olhar.

Comunicação pela postura: o modo como nos sentamos, o corpo inclinado para trás ou para frente, até mesmo a posição dos pés. Na maioria das vezes fazemos isso sem querer, pois esta em nosso subconsciente.

Comunicação por gestos: pode ser consciente, como um abraço, o aperto de mãos. Mas também pode ser inconsciente, como por exemplo, mãos que não param de desenhar ou de se movimenta.

Os Canais de Comunicação:

A comunicação dentro das organizações para ser clara e eficaz, precisa ser bem planejada, para que a mensagem não chegue distorcida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com