Comunicação do professor com alunos na escola Cemei Castelo Branco
Artigo: Comunicação do professor com alunos na escola Cemei Castelo Branco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianesimoes • 7/11/2014 • Artigo • 235 Palavras (1 Páginas) • 393 Visualizações
Realizamos nosso estudo de caso na escola Cemei Castelo Branco, situada na região do Campos Elíseos em Campinas.
Fizemos nossa observação na sala do agrupamento três que atende a faixa etária de três a quatro anos, e tem como docente o professor Jose Antonio, que nos recebeu muito bem.
Quando chegamos na sala as crianças estavam dispersas, algumas na janela, outras brincando com jogos, todas com muita agitação, enquanto isso o professor tentava contar uma historia. Em determinado momento começou um pequeno tumulto, dois alunos agrediram um terceiro recém chegado na sala há poucos dias, imediatamente o professor se abaixou na altura dos envolvidos e perguntou o motivo de tal agressão, as crianças responderam e o professor disse:
- Quem aqui disse que bater é bonito?
Ninguém levantou a mão.
- Quem gosta de apanhar?
Todos permaneceram em silêncio.
- Quem lembra como devemos tratar nossos colegas de sala?
Muitos disseram:
- Com respeito!
Outros responderam:
- Com carinho!
E assim por diante. Com isso o professor prendeu a atenção dos alunos e acrescentou:
- Não é legal bater nos amigos, é feio brigar, e quem briga acaba sem ter com quem brincar. Alguém aqui quer brincar sozinho?
Todos responderam praticamente gritando:
- Não!
Identificamos nessa ação do professor com os alunos, o behaviorismo ou comportamentalismo, porque o reforço negativo foi maior que o reforço positivo.
...