Romantismo: Camilo Castelo Branco, sua obra
Artigo: Romantismo: Camilo Castelo Branco, sua obra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samupsilva • 15/11/2013 • Artigo • 541 Palavras (3 Páginas) • 519 Visualizações
1. Romantismo:
Disserte, fazendo uma comparação dos romances contidos nas telenovelas atuais com os romances contidos nos folhetins que deram início ao Romantismo em Portugal no final do século XVIII.
Resposta: Os romances era publicados em capítulos nos jornais da época, os conhecidos folhetins, bem semelhantes às telenovelas atuais. Os leitores e leitoras, ficavam ansiosos pelos novos episódios, sedentos de aventuras e histórias de amor.
2. Camilo Castelo Branco, sua obra:
A personagem Mariana é caracterizada por alguns comentaristas da obra de Camilo Castelo Branco “Amor de Perdição”, como sendo a mais romântica da obra, nomeada como “bela e triste” e “fiel e servil”. Descreva um trecho da história que confirme essas características de Mariana.
Resposta: Mariana é uma moça bela e pura como narra a história e é triste porque não tem o amor de Simão, o amor que ela sente por ele não é recíproco. E ela é fiel e servil porque mesmo sabendo que Simão Botelho só lhe tem amor fraterno, continua mantendo por ele um amor puro e desinteressado durante toda a história. Provas deste amor podemos constatar quando ela quase enlouquece quando sai a primeira sentença de Simão, onde ele é condenado a morte ou quando ela deixa seu pai que muita à ama e vai cuidar de Simão na cadeia e finalmente quando se lança em alto mar abraçada ao corpo de Simão, pois a vida não tem mais sentido para ela se for para viver longe de seu amado.
3. Realismo:
O Positivismo, o Darwinismo ou Evolucionismo, o Socialismo Utópico e o Determinismo foram teorias muito apreciadas pelos escritores da segunda metade do século XIX, que procuravam aplicá-las aos seus romances. Essas teorias valorizavam as ciências – chamado Cientificismo. Escolha uma das teorias mencionadas e disserte sobre suas características.
Resposta: (Considerar correta qualquer umas das repostas a seguir)
* Positivismo: foi uma filosofia que propunha uma ciência mais objetiva, sem idealismo, sem teologia, mais voltada para a razão.
* Darwinismo: A obra “A origem das espécies” publicada por Charles Darwin em 1859, coloca em jogo crenças religiosas. A lei da seleção natural – os mais fortes sobrevivem aos mais fracos.
* Determinismo: “a obra de arte deve demonstrar que o homem é determinado pela herança, pelo meio e pelo ambiente em que vive e sem qualquer livre arbítrio” – Hipólito Taine.
* Socialismo Utópico: construção das bases do pensamento socialista tendo em Proudhon seu grande expoente.
4. Eça de Queirós, sua obra:
Qual é a principal característica das obras de Eça de Queirós? Justifique sua resposta.
Resposta: A principal característica das obras de Eça de Queirós é a crítica social, porque o autor realista/naturalista encontra-se enfadado com o estilo do romance romântico o qual mostra um cenário lindo, puro e sonhador, então ele passa a mostrar a realidade da sociedade da época em suas obras. Por exemplo; ele apresenta a idéia de que
...