Conceitos De Weber
Ensaios: Conceitos De Weber. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TTMoreira • 23/4/2014 • 709 Palavras (3 Páginas) • 1.247 Visualizações
Questão 1 ESTABELEÇA a diferença básica entre a análise da sociedade de Karl Marx e a análise de Max Weber.
Weber, assim como Marx, duvidava da possibilidade de a Sociologia ser como as ciências naturais e formular leis universais da sociedade. Mas, ao contrário de Karl Marx, Weber considerava que a Sociologia deveria “sempre buscar entender os fenômenos ‘no nível do significado’ dos atores sociais.
Para Weber, a previsibilidade das ações dos indivíduos na sociedade é originada por repetidas ações sociais que conduziam às tendências gerais, fazendo com que os indivíduos ajam de um determinado modo. Assim, o principal papel do indivíduo no contexto social são oriundos de sua Ação Social, na qual as ações praticadas por cada pessoa são intencionais.
Entretanto, para Marx, as sociedades eram estruturadas pelo materialismo histórico, na qual os indivíduos se relacionam com a natureza e com outros indivíduos para gerar vida material, com isso as ações sociais decorriam de luta de classes para alcançar a apropriação da produção material das sociedades.
Questão 2 Segundo a concepção popular, Burocracia é sinônimo de uma empresa ou organização onde os papéis se multiplicam, ganham volume e prejudicam ou impedem as soluções rápidas e eficientes. Também é vista como excesso de apego a normas. Essa é a mesma concepção de Burocracia definida por Max Weber? Justifique sua resposta.
Não. Para Max Weber, o conceito de burocracia é exatamente o contrário: a burocracia é uma forma de organização eficiente por excelência. Para conseguir essa eficiência, ela precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Significa dar racionalidade às ações numa organização
Questão 3 Quais são os três tipos puros de dominação legítima? Exemplifique.
• Dominação racional ou legal: a legitimidade do poder se dá pelas regras ou leis. Exemplo: a obediência da Presidenta da República ao Estado brasileiro. Ela é caracterizada pela fé na validade dos regulamentos estabelecidos e seu fundamento é racional e não emocional, não permite que interesses pessoais e subjetivos ou emoções interfiram nas decisões, favorecendo grupos ou indivíduos.
• Dominação carismática: o poder se legitima pelo carisma, sedução exercida pelo líder. Esse tipo de dominação se assenta nas virtudes pessoais do líder. É de natureza revolucionária e na medida em que avança vai se tornando tradicional ou legal. Exemplo: Ernesto Che Guevara, Hitler. Esse tipo de dominação não reconhece instituições, regulamentos, precedentes ou costumes e seu poder é instável, arbitrário e pode tomar a forma de poderio revolucionário. Mas vale ressaltar que nem todas as revoluções são carismáticas e nem todos os domínios são revolucionários.
• Dominação tradicional: a legitimidade do poder se dá pela crença nas tradições. É baseada na tradição do líder, no poder herdado. O líder assume em virtude de um costume: primogenitura, mais antigo da família etc. Exemplo: papas, reis, coronelismo
Questão 4 Qual a relação que Weber estabelece entre a ação social e a relação social?
...