Conhecimento Do Senso Comum E Conhecimento Científico
Casos: Conhecimento Do Senso Comum E Conhecimento Científico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dankibel • 24/10/2014 • 793 Palavras (4 Páginas) • 1.310 Visualizações
Atividade 1
1- O que é o conhecimento do senso comum e conhecimento científico? De exemplos dos dois tipos de conhecimentos.
2- O que é subjetividade e porque ela não é inata?
3- O que é e como se forma a personalidade?
1 - Resp:
O conhecimento do senso comum é um tipo de conhecimento acumulado no cotidiano (que as coisas acontecem, que nos sentimos vivos, a realidade), é intuitivo e é necessário para a condução da vida no dia a dia. Este conhecimento é certamente impregnado pela difusão da ciência inclusive da psicologia. O senso comum integra de um modo precário, mas é este o seu modo o conhecimento humano.
Conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano é chamado de senso comum: exemplo – atravessar uma avenida de várias pistas em que os carros andam em alta velocidade. Nós conseguimos calcular usando apenas o senso comum a distância que necessitamos para atravessar a rua (sem usar calculadora ou fita métrica); a fazer o liquidificador funcionar; de descobrir que algo atirado pela janela tende a cair e não subir; que para fazer um eletrodoméstico funcionar precisamos de eletricidade;
Senso comum – transmitido de geração para geração; tradição cultural; educação não formal; baseado na imitação e em experiências profissionais.
Alguns elementos diferenciam o senso comum do conhecimento científico como: Objeto Específico, Linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo de conhecimento e objetividade.
Vale a pena lembrar que o conhecimento científico tem como objeto de estudo os fenômenos que fazem parte do cotidiano (conhecimento cotidiano). A ciência se afasta da realidade. É uma atividade inerentemente reflexiva. A ciência procura compreender, elucidar e alterar este cotidiano. A ciência afasta-se da realidade transformando a em objeto de investigação , o que permite a construção do conhecimento específico. Porém, os dois são baseados em conhecimentos distintos.
O conhecimento científico resulta de investigação, objeto da ciência é o universo material , físico. Exemplo de conhecimento científico e o que for perceptível pelo orgão dos sentidos; é verificável na prática pela demonstração ou pela experiência; é transmitido por intermédio de treinamento apropriado; conhecimento obtido de modo racional; explica o por quê e acompanha procedimentos científicos.
2 - O que é subjetividade e porque ela não é inata?
2 - Resp:
A subjetividade possui um efeito semântico bastante significativo. Designa a idéia de que os sujeitos são singulares e se direciona na direção contrária do esforço da generalização de determinações generalistas, afirmando a absoluta impossibilidade de reduzir o humano à norma, uma vez que as generalizações são sempre imperfeitas.
O homem encontra-se em todas as suas expressões e tudo o que está sintetizado no termo “subjetividade”. Ela é a síntese singular e individual que cada um de nós constrói conforme vai vivenciando as experiências da vida social e cultural. É construída internamente a partir dos estímulos e vivências externas.
...