Conhecimento da dinâmica do funcionamento do nosso cérebro
Ensaio: Conhecimento da dinâmica do funcionamento do nosso cérebro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pandorafernandes • 28/10/2014 • Ensaio • 2.965 Palavras (12 Páginas) • 434 Visualizações
Algum tipo de dificuldade ou adaptação ao ambiente escolar, seja de caráter cognitivo, afetivo,social ou de privação dos órgãos dos sentidos.Cite 2 dles, e as possíveis circunstâncias que envolvem a não aprendizagem desses alunos.
Em que medida, o conhecimento da dinâmica do funcionamento de nosso cérebro pode interferir no sucesso ou o fracasso da aprendizagem das pessoas?
O que significa plasticidade cerebral?Qual a importância deste fenômeno para a educação, em especial dos portadores de transtornos escolares?
QUESTÃO 1: Trabalho em uma EMEF com 10 turmas de Educação Física. Dentre estas turmas tenho pelo menos três alunos com algum tipo de dificuldade ou adaptação ao ambiente escolar. Vou citar dois deles: um menino de 10 anos, sem laudo, mas que toma medicação fortíssima para problemas de convulsão e hiperatividade.Além disto, o menino é hiper agressivo e até agora, no 3º Bimestre, eu e o grupo de professores que lidamos com ele, ainda não conseguimos envolvê-lo em nenhum tipo de atividade.Geralmente, Educação Física é uma disciplina prazerosa para muitas crianças, mas por incrível que pareça, nem esta com as várias metodologias que aplico em sua sala consegue faze-lo participar, além de empurrar e chingar os colegas. Outro caso, é uma menina do sétimo ano, que é autista, mas também não possui laudo, pois a mãe insiste que ela não tem nenhum transtrono, grita muito, chora convulsivamente em voz alta quando é contrariada ou até mesmo sem motivo aparente, e agride-nos se não atendemos- na com a prontidão exigida.
QUESTÃO 2: O conhecimento da dinâmica do funcionamento de nosso cérebro pode interferir no sucesso ou o fracasso da aprendizagem dos alunos pois podemos aferir com estratégias metodológicas diferenciadas e adequadas para cada tipo de dificuldade que se apresente.
QUESTÃO 3 : A plasticidade cerebral é a capacidade que o cérebro possui de se reorganizar e se readaptar a novos estímulos e aprendizado. A partir desse conceito é possível planejar ações e estímulos novos e diferentes dos que já foram utilizados com técnicas de modificação de comportamento adaptadas as necessidades de cada criança com transtornos de aprendizagem.
A plasticidade cerebral é a capacidade incrível de se reorganizar e se readaptar a novos estímulos e quando exposto a novos aprendizados.Quando aprendemos algo novo, nosso cérebro cria caminhos para que aquele novo aprendizado seja colocado em prática.
A plasticidade cerebral é a capacidade que o cérebro possui de se reorganizar e se readaptar a novos estímulos e aprendizado. A partir desse conceito é possível planejar ações e estímulos novos e diferentes dos que já foram utilizados com técnicas de modificação de comportamento adaptadas as necessidades de cada criança com transtornos de aprendizagem
Questão 1 – Trabalho em uma EMEI com uma turma de infantil 1. Nesta turma tenho dois casos intrigantes de crianças com dificuldade de adaptação ao ambiente escolar: uma menina de 4 anos com um laudo de problemas de convulsão e talvez hiperatividade ( seu laudo ainda não foi concluído ) que toma medicação para convulsão e “calmante” segundo a mãe para sua agitação, que não consegue se concentrar em nenhuma atividade proposta, nem mesmo nas brincadeiras, não consegue explorar os espaços de forma adequada, pois foge dos espaços o tempo todo, que não consegue interagir com as outras crianças, e também apresenta comprometimento na fala; o outro caso também é uma menina de 4 anos que teve meningite quando bebê comprometendo sua marcha, mas além disso apresenta dificuldades na fala, é agressiva, nervosa, não consegue se concentrar para realizar nenhuma atividade, não consegue interagir com as outras crianças, gosta de brincar sozinha e se agride quando é contrariada.
Questão 2 – o conhecimento da dinâmica do funcionamento de nosso cérebro pode interferir no sucesso na aprendizagem pois a partir desse conhecimento é possível elaborar técnicas adequadas para estimular a criança a reorganizar seu cérebro para novos aprendizados e tornar essas modificações definitivas
Questão 3 – A plasticidade cerebral é a capacidade que o cérebro possui de se reorganizar e se readaptar a novos estímulos e aprendizado. A partir desse conceito é possível planejar ações e estímulos novos e diferentes dos que já foram utilizados com técnicas de modificação de comportamento adaptadas as necessidades de cada criança com transtornos de aprendizagem.
Olá professora Simone!
Observo que você é muito atenciosa com seus alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, como você mesma mencionou, leva atividades lúdicas, etc.Acho isto muito importante para o desenvolvimento dos mesmos, pois criar vínculo com elas é o passo inicial para que obtenham confiança em seu educador, e posteriormente, desinibem-se para o aprendizado, também procuro fazer o mesmo.
Segundo pesquisa de LIMA,2002,p.122, é importante que o educador compreenda o contexto sócio-histórico da exclusão e o da proposta de inclusão.Além disto, que possuam o domínio básico de conhecimentos que os auxiliem a se aproximarem das pessoas com deficiência, no sentido de integrarem com elas, obtendo assim subsídios para atuarem pedagogicamente.
Acredito que estamos aqui no caminho certo; buscando caminhos.
Abraços!
bro 2014, 09:30
José, como vai?
Espero que bem!
Puxa vida, dois casos na unidade em que vocês não conseguiram apoio para as questões de diagnóstico da saúde? Que complicado!
Mas, vamos lá:
Acho que, de fato, você pontua dois alunos que parecem apresentar transtornos de desenvolvimento. O esforço dos educadores em envolvê-los na aprendizagem, muitas vezes, parece insuficiente, não é? Uma sensação de fracasso, as vezes, nos invade.
Como estão os encaminhamentos de vocês com o CEFAI?
Os alunos estão sendo atendidos em SAAI?
No caso do encaminhamento para diagnóstico, o Conselho Tutelar já foi acionado? Por que, pelo pouco que me relata, pode ser que a negativa da segunda familia em procurar o serviço médico esteja colocando essa adolescente em uma condição de vulnerabildiade
...