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Consultas Metafísicas

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Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

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Introdução- as indagações metafisicas

Porque mudamos e continuamos a conservar nossa identidade individual?

De uma tal maneira que podemos dizer que é a mesma coisa? Mesmo que vejamos diferente do que fora antes? Como sabemos que uma pessoa é adulta hoje, se conhecemos ela criança?

Porque sinto ser diferente das coisas? Portanto sei que há um corpo semelhante ao meu, que não é a mesma coisa mais sim outro alguém?

Porque outra pessoa vê de forma diferente da minha visão a respeito de algo, temos opiniões diferentes? Mais sabemos que há coisas que sabemos que são a mesma coisa, como as pirâmides do Egito são a mesma imagem para mim e para ele?

O que é uma coisa? E um objeto?

O que é a subjetividade?

O que é o corpo humano? E uma consciência?

São perguntas que constituem o corpo da metafisica, ainda que nem sempre as mesmas palavras tenham sido usadas para formulá-las.

Um filosofo grego não falaria em “nada”, mas em “não ser”. Não falaria em “objeto” mas em “ente”, a palavra objeto só foi usada a partir idade média, a palavra subjetividade foi usada apenas a partir do século XVIII.

Mudança no vocabulário da filosofia no curso desses 25 séculos mudaram os modos de formular questões e responde-las, pois a filosofia está na história e possui uma história. Com essas mudanças profundas permaneceu a questão fundamental da metafisica: o que é?

A pergunta pelo que é

A metafisica é uma investigação filosófica que gira em torno de uma pergunta “o que é”?

O “é” possui dois sentidos

1. Significa “existe”, de modo que a pergunta se refere a existência da realidade e pode ser transcrita como: “o que existe”?

2. Significa “natureza própria de alguma coisa”, de modo que a pergunta se refere à essência da realidade, podendo ser transcrita como: “qual é a essência daquilo que existe?”.

A historia da metafisica pode ser dividida em três partes

Primeiro período: Platão e Aristóteles: séc. IV e III até David Hume (séc. XVIII d.C.)

Segundo período: vai de Kant (séc. XVIII) até a fenomenologia de Husserl (século XX)

Terceiro período: metafisica ou ontologia contemporânea, dos 20 aos anos 70 do século passado (XX)

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