Consumismo na Adolescencia
Por: pparreiras • 21/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.635 Palavras (11 Páginas) • 538 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
CONSUMISMO NA ADOLESCÊNCIA: Uma marca do comportamento pós-moderno
BELO HORIZONTE
2016
CONSUMISMO NA ADOLESCÊNCIA: Uma marca do comportamento pós-moderno
Trabalho apresentado ao curso de Psicologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, do Centro Universitário Newton Paiva, como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Aplicado/ História da Psicologia.
.
BELO HORIZONTE
2016
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 tema 4
1.2 problema 5
1.3 Justificativa 5
2 OBJETIVOS 6
2.1Objetivo Geral 5
2.2Objetivos Específicos 6
3 METODOLOGIA 6
4 REFERENCIAL TEÓRICO 7
REFERÊNCIAS 11
anexo i 13
1 INTRODUÇÃO
O cenário da pós-modernidade tem provocado grandes transformações sobre a vida da sociedade, e tem ditado seus efeitos sobre o comportamento do ser humano e influenciado, por vez, sua subjetividade. Dentre essas transformações, o consumismo ganha cada vez mais espaço, e dessa maneira, este artigo propõe uma discussão para entender de que forma o adolescente pós-moderno é influenciado por essas transformações e como se constitui através delas.
Bauman (2011) define consumismo como a tendência a situar a preocupação com o consumo no centro de todos os demais focos de interesse, sendo muito mais que um mero consumo, uma vez que visa transformar os seres humanos em consumidores e rebaixar assim todos os outros aspectos a um plano inferior. Nesse contexto, Azevedo et al. (2008), afirma que essa cultura de consumo permeia todas as faixas etárias da sociedade, uma vez que este comportamento não é específico apenas em crianças, adultos ou idosos.
Ainda segundo Azevedo et al. (2008), a diferença entre o consumismo de outras gerações e o consumismo dos adolescentes, é que em outras gerações se consumia para viver e os adolescentes atuais vivem para consumir, no qual o consumo é motivado pelo simples prazer e pela aceitação do grupo social. Além disso, para Azevedo et al. (2008), as maiores influências no comportamento de consumo dos adolescentes são a marca, a propaganda e a aceitação pelo grupo. Dessa maneira, uma compreensão acerca da importância do consumo consciente é fundamental entre os adolescentes, e a Psicologia, desta forma, exerce importante papel para compreensão e promoção de discussões que possam contribuir com os profissionais que trabalham com esses adolescentes.
1.1 Tema
O comportamento de consumo na adolescência como marca ideológica da pós-modernidade.
1.2 Problema
Como a cultura de consumo imposta pela sociedade pós-moderna tem influenciado o comportamento do adolescente?
1.3 Justificativa
O mundo pós-moderno que provocou e ainda provoca transformações têm seus efeitos sobre o comportamento bem como sobre e a subjetividade humana. Portanto, é fundamental entender como as transformações sofridas no terreno da pós-modernidade interferem sobre o comportamento de consumo presente na sociedade atual. Segundo Azevedo et al. (2008), a cultura de consumo tem-se revelado uma característica marcante nos séculos XX e XXI, uma vez que tem sustentado uma rede de consumidores que buscam cada vez mais por novos produtos que saciem suas necessidades.
De acordo com Colombo (2012), a máxima da sociedade moderna é promover o consumo, o que afeta a formação psicossocial dos sujeitos, e acaba gerando novas formas de sensibilidades, novas necessidades, novos desejos, novas formas de sentir e perceber o mundo no qual vivem. O consumismo de hoje não diz respeito mais as necessidades, mas sim aos desejos sempre crescentes e aos quereres constantes. Para Azevedo et al. (2008), o consumismo dos tempos atuais não é motivado por necessidades reais, mas sim pelo simples prazer e pela aceitação do grupo social.
Essas características do sujeito pós-moderno podem produzir sofrimento. Segundo Colombo (2012), o mal-estar causado por esse ritmo de vida vem sendo criticado por diversos autores. Portanto, o presente trabalho justifica-se por propor um estudo desse cenário imposto pela pós-modernidade que tem afetado a construção do sujeito pós-moderno, especialmente em relação ao adolescente, que já nasce em um tempo difuso e em constante transformação, no qual as relações interpessoais são trocadas por produtos de consumo.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Compreender como a cultura de consumo imposta pela sociedade pós-moderna tem influenciado o comportamento do adolescente.
2.2 Objetivos Específicos
- Analisar o período da adolescência;
- Apresentar e avaliar a cultura de consumo presente na pós-modernidade;
- Entender os efeitos dessa cultura sobre o comportamento do adolescente pós-moderno;
- Investigar, através de uma pesquisa feita com adolescentes entre 12 e 16 anos, como tem sido o comportamento de consumo entre esses adolescentes.
3 METODOLOGIA
Para desenvolver este trabalho, será feita uma revisão de literatura através de uma pesquisa bibliográfica em livros dispostos no acervo da Biblioteca do Centro Universitário Newton Paiva e em artigos científicos pesquisados nos bancos de dados da Scielo e Pepsic, através das palavras chaves: pós-modernidade, consumismo e adolescência. Além de uma pesquisa realizada através da aplicação de um questionário em 23 adolescentes, entre 12 e 15 anos, de escolas particulares, no Colégio Coleguium Ouro Preto, em Belo Horizonte e no Colégio Ibituruna, em Governador Valadares. E em 21 adolescentes, entre 13 e 16 anos, de escola pública, na Escola Municipal Paulo Mendes Campos, em Belo Horizonte.
...