Controle Aversivo
Trabalho Universitário: Controle Aversivo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lgab • 26/4/2014 • 230 Palavras (1 Páginas) • 3.895 Visualizações
O controle aversivo diz repeito à modificação na frequência do comportamento utilizando-se o reforço negativo e punição positiva ou negativa.
Defende-se que o controle exercido pelos três tipos de consequências é aversivo porque o individuo se comporta para que algo não aconteça. Os organismos tendem a evitar aquilo que lhes é aversivo.
Estimulo aversivo é um conceito funcional e que envolve relações entre os eventos. Não existem estímulos eminentemente aversivos que serão aversivos para todas as pessoas. Por exemplo, o cheiro de dobradinha pode ser um estimulo aversivo para algumas pessoas e um reforçador para outras. Sendo assim, esses estímulos são definidos como aqueles que reduzem a frequência do comportamento que os produzem, ou aumentam a frequência do comportamento que os retiram.
O reforço negativo é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de ele voltar a ocorrer. É possível observá-lo quando um estimulo é retirado do ambiente.
O termo punição é definido funcionalmente como a consequência que reduz a frequência do comportamento. Esse termo refere-se a uma relação de contingência entre um comportamento e uma consequência.
O controle aversivo é uma forma de aumentar ou diminuir a probabilidade de emissão do comportamento. Punir comportamentos inadequados ou indesejados é muito mais fácil e tem efeitos mais imediatos do que reforçar positivamente comportamentos adequados. Entretanto, o controle aversivo apresenta uma série de efeitos colaterais que tornam seu uso desaconselhado por vários autores comportamentais.
...