Critérios de diagnóstico para esquizofrenia
Artigo: Critérios de diagnóstico para esquizofrenia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Valdirene82 • 22/9/2014 • Artigo • 238 Palavras (1 Páginas) • 323 Visualizações
O caráter crônico da doença evolui devido ao aparecimento de sintomas denominados de primeira ordem, de Kurt Schneider (1887 – 1967), envolvendo disfunções cognitivas e emocionais (delírios, alucinações auditivas, difusão do pensamento e vivências de influência na esfera corporal ou ideativa), somados, muitas vezes, aos de segunda ordem (perplexidade, alteração senso perceptiva, alteração no campo dos sentimentos, impulsos ou vontade, empobrecimento afetivo, e alteração do ânimo). Tais sintomas, especialmente os de primeira ordem, geram grande alteração na relação 'eu-mundo', e são marcados pela perda da intimidade e pelo pouco contato com o outro, o que gera o empobrecimento da sua rede social pessoal (Dalgalarrondo, 2008).
De qualquer modo, em uma perspectiva de psicopatologia sindrômica, citam-se os seguintes critérios diagnósticos para a esquizofrenia, em acordo com a Classificação Internacional de Doenças – 10a revisão: as distorções do pensamento e da percepção, os afetos inapropriados ou embotados, os comportamentos desorganizados e incompreensíveis, além de possíveis déficits cognitivos (Dalgalarrondo, 2008).
Sintoma positivos de Nathaniel
Alucinação auditiva
Comportamento bizarros
Ideias bizarras
Ideias delirantes
Produção linguística como neologismo e parafasia
Sintomas negativos de Nathaniel
Retração social
Diminuição da vontade e hipopragmatismo
Negligência quanto a si mesmo
Os sintomas paranoides são muito comuns, como ideias delirantes e alucinações de conteúdo persecutório, existe uma perda de contato com a realidade, o paciente psicótico vive fora da realidade.
Segundo Dalgalarrondo (2008) caracterizam-se por sintomas típicos como alucinações e delírios, pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro, como fala e risos imotivados.
...