Curso de Psicologia Análise Experimental do Comportamento Observação e Registro do Comportamento
Por: Cauana12 • 21/5/2023 • Trabalho acadêmico • 950 Palavras (4 Páginas) • 123 Visualizações
[pic 1]
Curso de Psicologia
Análise Experimental do Comportamento
Observação e Registro do Comportamento
Nível Operante
Alunos:
Clara Fernanda Gluzewicz Santana
Rosana Faria Domingues
Caxias do Sul
13 de maio 2023
Relatório Experimento
Sniffy
- INTRODUÇÃO
O Behaviorismo Radical de Skinner, que passou a ter mais significado para os estudos do comportamento humano e animal, é o fundamento da ciência da análise do comportamento. Não elimina, porém, as emoções como no Behaviorismo Metodológico de Watson, mas estuda o próprio comportamento tem mais significado para estudos do comportamento humano e animal, é a base da ciência da análise do comportamento, mas estuda o próprio comportamento. Na maioria dos casos, a análise do comportamento usa modelos animais por razões práticas, biológicas e éticas; em outras palavras, alguns dos experimentos são conduzidos em animais que não são eticamente permitidos para serem conduzidos em humanos (por exemplo, privar ratos de comida e água por 48 horas). Horas antes do estudo e punindo-os com engasgo), nossa fisiologia se assemelha muito à dos humanos em grande escala.
De forma prática e econômica, o aplicativo Sniffy permite testar nossa compreensão teórica da análise do comportamento em um cubo virtual de Skinner. O primeiro passo dado neste relatório é a prática 1- Observação do Comportamento do participante para detectar qualquer interferência ou manipulação destinada em ordem alterá-lo. Técnica muito crucial para qualquer projeto de pesquisa, especialmente para ter dados para comparar mudanças de acordo com os procedimentos desejados.
[pic 2]
Na prática 1 observamos o rato primeiramente por 10 minutos e o mesmo se comportava de forma indiscriminada. Na prática 2, o Treino ao Comedouro, (pareamento som-comida) fizemos com que o Sniffy ao ouvir ao som da barra ele ganharia o alimento, assim como Pavlov fazia com os cães ao tocar o sino, os cães sabiam que ganhariam o alimento. E cada vez que ele se aproxima a barra, liberávamos o alimento a ele para ele associar o som ao alimento.
Na prática 3 experimentamos o uso da modelagem, um método de aprendizado do comportamento, para criar um novo comportamento, foi utilizado 3 métodos, 1- caminhar até a barra, 2- cheirar a barra e 3- pressionar a barra. Como resultado, nós o recompensávamos com comida e finalmente, apenas quando o fazia. Ao fazer isso, garantimos que ele aprendesse o comportamento de pressionar a barra para receber sua recompensa.
[pic 3]
A perda progressiva de um comportamento que estava sendo reforçado, por exemplo, Sniffy era frequentemente recompensado por pressionar a barra, portanto ele fazia isso; mas, assim que paramos de recompensá-lo por pressionar a barra, ele o fez. Perceba que é típico ver um aumento significativo na frequência no início da extinção quando uma participante busca reforço, com a extinção real ocorrendo somente depois.
Como a extinção é gradual e pode demorar, vemos que ela ocorre com pouca frequência em nosso dia a dia, isto é, quando queremos que um determinado comportamento deixe de existir. Em vez disso, usamos punição que, embora não tenha sido usada nesse procedimento, precisa ser mencionada. A punição destina-se a eliminar comportamentos inadequados, removendo comportamentos um reforçador, punição negativa) ou adicionando um estímulo adverso como resultado (punição punitiva). Por exemplo, se pudéssemos aplicar choques aos ratos como uma punição positiva toda vez que eles pressionassem a barra, os ratos parariam de pressionar a barra para evitar a serem punidos. A devolução da recompensa do participante pelo bom comportamento, resulta no retorno gradativo do comportamento antes extinto tendo em mente que a recuperação leva tempo, assim como a extinção levou algum tempo para ocorrer.
2.OBJETIVOS
O objetivo deste experimento é observar o comportamento animal e fazer comparações com o comportamento humano.
3.MÉTODO
3.1 Participantes ou sujeitos
Sniffy é um rato branco virtual usado para simular experimentos de análise do comportamento, com características comuns à dos seres humano, inclusive proximidade na escala de evolução das espécies.
3.2 Ambiente, material e instrumentos
O experimento foi realizado no laboratório da própria faculdade, necessário para um controle mais fácil porque é crucial para a análise do comportamento que as variáveis " externas" do experimento não afetem os resultados finais. Utilizamos o experimento do próprio Skinner como exemplo: se o rato fosse treinado para responder apenas à barragem de ruído que ocorre quando pressionamos a alavanca de comida, nenhum outro ruído ou estímulo quando poderia chamar sua atenção e fazer com que ele fosse treinado incorretamente. Por isso, nossa ferramenta de experimentação foi a Caixa Virtual de Skinner, que incluía uma caixa de som, uma barra de pressão, uma luz. E um cronômetro.
...