TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL EM CRIANÇAS

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL EM CRIANÇAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  10.065 Palavras (41 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 41

EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA PRÁTICA ESCOLAR

DESENVOLVENDO A INTELIGÊNCIA EMOCIAL NA CRIANÇA

Trabalho de Conclusão de Curso apresen-

tado á Faculdade Internacional de Curitiba,

como requisito parcial para obtenção do

Título de Pedagogo.

SÃO CAETANO DO SUL

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................04

2. EDUCAR EMOCIONALMENTE É... .…...........................................07

2.1 O PAPEL DA CRIANÇA..................................................................08

2.2 AS INFLUÊNCIAS NA VIDA DA CRIANÇA.....................................09

2.3 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EDUCAR EMOCIONALMENTE

CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL................................................11

2.4 DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DA CRIANÇA.......................13

3. METODOLOGIA................................................................................15

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................17

REFERÊNCIAS......................................................................................23

04

1. INTRODUÇÃO

O que é educar uma criança? Quem é pai ou mãe responsável, sabe muito bem o que é, é disciplinar, criar rotina, dar limites, agora, como educar emocionalmente essa criança?

É ensiná-la a lidar com seus sentimentos, raiva, ansiedade, etc.

Através de estudos em monografias, busquei informações para me ajudar no trabalho de conclusão, leitura de bons livros e também conversa com pedagoga, professora e observação do meu filho, hoje em idade de 5 anos.

Qual a importância dessa educação emocional?

Irá contribuir nos relacionamentos, na vida social, na auto estima, desenvolve a criança no sentido de transformá-la e ela passa a compreender melhor seus conflitos internos, vai aprender a analisar sua emoção dentro de sua inteligência infantil.

O papel do professor/pedagogo é motivar a criança a saber se expressar, contar seus sentimentos seja ele triste, alegre, o que for, ela exteriorizará essa emoção e com isso passamos a educar emocionalmente, passar a ela conteúdo e informação a respeito do amor, da empatia, do valor humano.

O docente sempre deverá estar em busca de informações, cursos, não poderá ficar parado, por que hoje há muita diversidade e desigualdade social, precisamos ensinar as crianças que vivem em ambiente familiar desregrado ou desequilibrado a achar uma saída desse caos ou seja ensiná-lo a se amar em primeiro lugar.

Todo mundo já foi rejeitado pelo menos uma vez na vida, o coração sangra, há uma ferida que de vez em quando chora, se não aprendermos desde pequenos a passar por cima disso que com certeza todos passarão, muitas vezes perturba tanto esse sentimento que engloba o complexo de inferioridade, depressão e casos mais graves acabam evoluindo para o suicídio, não tem preço conquistar a saúde emocional, pedagogia anda junto com psicologia na área emocional, muitas vezes esse profissional da área da saúde é quem também pode nos orientar ou nos ajudar com nossos alunos, por que dependendo do que uma criança sofra seja tipos de abusos, ela não tem estrutura emocional pra aguentar tanta crueldade, perdem a confiança nela própria.

A criança desde seu nascimento tem necessidade de se sentir amado, se nós adultos muitas vezes ficamos carentes, imaginem os pequenos...Isso está mais que

05

provado os prejuízos que trás nessa vida tão valiosa, a longo prazo descobre que essa criança torna-se em 80 % dos casos rebeldes, apáticos ou doentes emocionais.

A palavra tem poder, ela pode transformar um indivíduo, ela cura, motive os pais, envolva-os nessa questão, mostre a eles, dê exemplos, conte histórias, diga que a paz tem que começar no lar, não podemos nos calar, todos tem que estar comprometidos, a escola, professores e pais.

Ser aceito como somos é um sonho, ouvir palavra de consolo em um momento que mais precisamos, acreditar no amanhã, esperança...

O professor é um educador social, tem que tomar cuidado para não se arrepender pelo que fez em um ato precipitado, ou pelo que deixou de fazer, deve ter a consciência tranquila de saber que fez um bom trabalho e que pôde ajudar seu aluno a se compreender, ser seu amigo na hora certa mesmo quando devemos discipliná-lo com mais rigidez, abraçar, respeitar seus sentimentos.

Buscar sempre nos aperfeiçoar é nossa meta, descobrimos que a educação emocional desenvolvida tem muito a ver com a aprendizagem e contribui na Inteligênca emocional, segundo o autor de vários livros (Gardner) que cita vários tipos de inteligência sendo a emocional uma delas, procurar métodos para desenvolver emocionalmente essa criança, contribuindo sempre no processo ensino-aprendizagem.

Essa educação pode trazer futuro e esperança ás pessoas principalmente aquelas que já estão estigmatizadas fracassadas vindas de lares desestruturados, na minha concepção é uma área apaixonante e envolvente que tem poder de transformar um indivíduo para melhor, não tem dinheiro que pague tamanha satisfação em poder contribuir na vida de um ser humano, por isso a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com