DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Ensaios: DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: misorel • 1/2/2014 • 9.342 Palavras (38 Páginas) • 600 Visualizações
Poliensino Decisivo Cursos
MÓDULO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO
PSICOPEDAGÓGICA
PSICOLÓGA,
PSICOPEDAGOGA,
PERITA FORENSE,
PROFILLER,
LÚCIA MISORELLI
email : misorel@gmail.com
LOCAL
DIAGNÓSTICO e AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
"ENTRE QUEM ENSINA E QUEM APRENDE ABRE-SE UM CAMPO DE PRODUÇÃO DE DIFERENÇAS, POIS CADA UM DE NÓS TEM UMA MODALIDADE DE APRENDIZAGEM, UM IDIOMA PRÓPRIO PARA TOMAR DO OUTRO E FAZÊ-LO SEU, PARA ENTREGAR-MOSTRAR-LHE UM POUCO DE NOSSA OBRA." (ALICIA FERNÁNDEZ)
INTRODUÇÃO
Sem conhecimento teórico sobre a leitura, a escrita, conceitos matemáticos e ortografia, nenhum profissional da psicopedagogia pode atuar de forma competente e eficiente no campo destas dificuldades específicas. Parafraseando Alícia Fernández que utiliza a metáfora do equilibrista para exemplificar a importância da teoria – O artista se equilibra na corda bamba (prática), mas conta com uma rede de proteção (teoria) que o sustentará caso caia;
A psicopedagogia é uma nova área de atuação profissional que tem, ou melhor, que busca uma identidade e que requer uma formação de nível interdisciplinar ( Lino Macedo, 1992)
Posiciona-se para o compreender os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias áreas e estratégias pedagógicas
Interesse da psicopedagogia :Compreender como ocorre os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento
A Psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, ou seja, contribuir na busca de soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem.
A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade.
O objeto central de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio(família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
A Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação em Saúde e Educação, enquanto prática clínica, tem-se transformado em campo de estudos para investigadores interessados no processo de construção do conhecimento e nas dificuldades que se apresentam nessa construção.
Como prática preventiva, busca construir uma relação saudável com o conhecimento, de modo a facilitar a sua construção.KIGUEL (1983) ressalta que a Psicopedagogia encontra-se em fase de organização de um corpo teórico específico, visando à integração das ciências pedagógicas, psicológica,fonoaudiológica, neuropsicológica e psicolingüística para uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem humana.O foco de atenção do psicopedagogo, é a reação da criança diante das tarefas, considerando resistências, bloqueios, lapsos, hesitações, repetição, sentimentos de angustias. O psicopedagogo ensina como aprender e para isso necessita aprender o aprender e a aprendizagem.
Para os profissionais brasileiros (Maria M. Neves; Kiguel; Scoz; Golbert; Weiss; Rubinstein, pode-se verificar que o tema da aprendizagem ocupa-os e preocupa-os, sendo os problemas desse processo(de aprendizagem) a causa e a razão da psicopedagogia.
Para os Argentinos também a aprendizagem preocupa, ou seja, “ a aprendizagem com seus problemas” constitui-se no pilar-base da psicopedagogia. São eles: Alícia Fernandez, Sara Pain, Jorge Visca, Mariana Muller. Para SISTO (1996) é uma área de estudos que trata da aprendizagem escolar, quer seja no curso normal ou nas dificuldades.
CAMPOS (1996),considera que os problemas de aprendizagem constituem-se no campo da Psicopedagogia.
Por SOUSA (1996), a Psicopedagogia é vista como área que investiga a relação da criança com o conhecimento.
A Psicopedagogia é uma área de estudos nova que pode e está atendendo os sujeitos que apresentam problemas de aprendizagem.BOSSA (1994), a Psicopedagogia nasce com o objetivo de atender a demanda – dificuldades de aprendizagem.FERREIRA (1982, P.1412) Psicopedagogia “é o estudo da atividade psíquica da criança e dos princípios que daí decorrem, para regular a ação educativa do indivíduo”.
Segundo MULLER, a Psicopedagogia liga-se as características da aprendizagem humana, como se aprende, como essa aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por outros fatores;como e porque se produzem as alterações da aprendizagem, como reconhecê-las e tratá-las, que fazer para preveni-las, e para promover processos de aprendizagem que tenham sentido para os participantes
.Esse objeto de estudo, que é um sujeito a ser estudado por outro sujeito, adquire características específicas e depende tanto do trabalho clínico ou preventivo.
O profissional deve compreender o que o sujeito aprende, como aprende e porque além de perceber a dimensão da relação entre psicopedagogo e sujeito de forma a favorecer a aprendizagem. Cabe a ele saber como se constitui o sujeito, como este se transforma em suas diversas etapas de vida, quais os recursos de conhecimento de que ele dispõe e a forma pela qual produz conhecimento e aprende .Esse saber exige que o psicopedagogo recorra a teorias que lhe permitam aprender, bem como às leis que regem esse processo: as influências afetivas e as representações inconscientes que o acompanham, o que pode comprometê-lo e o que pode favorecê-lo.
É preciso ter em mente o saber, o que é ensinar e o que é aprender; como interferem os sistemas e métodos educativos; os problemas estruturais que intervêm no surgimento dos transtornos de aprendizagem e no processo escolar. A psicopedagogia se ocupa da aprendizagem
...