DILENE DE FATIMA ABRANTES DE OLIVEIRA
Pesquisas Acadêmicas: DILENE DE FATIMA ABRANTES DE OLIVEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GUIDE • 31/5/2014 • 3.758 Palavras (16 Páginas) • 548 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA – UNIPÊ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE PSICOLOGIA
CONDICIONAMENTO OPERANTE
JOÃO PESSOA
2013
DILENE DE FATIMA ABRANTES DE OLIVEIRA
KÉSIA CONSTANTINO DE OLIVEIRA
RAFAELLA ARRUDA DE LIMA ROCHA
CONDICIONAMENTO OPERANTE
Trabalho apresentado à professora Maria Neusa dos Santos, em cumprimento às exigências da disciplina Análise Experimental do Comportamento, do P4 2014.2.
JOÃO PESSOA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MÉTODO 7
2.1 Amostra 7
2.2 Instrumento 7
2.2.1 Gaiola experimental 7
2.2.2 Cronômetro 8
2.2.3 Folhas de Registro e Ficha de Identificação 8
2.2.3.1 Ficha de Identificação 8
2.2.3.2 Folha de Registro do exercício Nível Operante 8
2.2.3.3 Folha de Registro do exercício Treino ao Bebedouro 8
2.2.3.4 Folha de Registro do exercício Modelagem e CRF 8
2.2.3.5 Folha de Registro do exercício Extinção da resposta de pressão à barra 8
2.3 Procedimentos 8
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES 11
3.1 Relato do Exercício Nível Operante 11
3.3 Relato do Exercício Treino ao Bebedouro 12
3.4 Relato do Exercício Modelagem e CRF 13
3.5 Relato do Exercício de Extinção 14
3.6 Discussão dos Resultados 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
ANEXOS
ANEXO I – FICHA DE IDENTIFICAÇÃO 20
ANEXO II – FOLHA DE REGISTRO DO NÍVEL OPERANTE 21
ANEXO III – FOLHA DE REGISTRO DO TREINO AO BEBEDOURO 22
ANEXO IV – FOLHA DE REGISTRO DA MODELAGEM 23
ANEXO V – FOLHA DE REGISTRO DO CRF 24
ANEXO VI – FOLHA DE REGISTRO DA EXTINÇÃO 25
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve por finalidade apresentar a realização de um experimento destinado a comprovar a eficiência do condicionamento operante, compreendido como sendo o eliciamento de um comportamento alvo mediante a utilização de reforço – estímulo capaz de aumentar a frequência de um comportamento. O behaviorismo radical skinneriano foi a base teórica utilizada neste estudo.
O referido processo subdivide-se em quatro etapas denominadas: Nível Operante, Treino ao Bebedouro, Modelagem e CRF e Extinção.
Nível Operante é um exercício de observação do comportamento do sujeito experimental antes do início do condicionamento operante propriamente dito.
Treino ao Bebedouro é um exercício cujo objeto é fazer com o que o sujeito experimental associe o estímulo sonoro emitido pelo mecanismo do bebedouro ao ato de beber água, eliminando assim qualquer possível efeito emocional causado pelo estímulo.
Modelagem refere-se às ações do experimentador destinadas a fazer com que o sujeito experimental atinja o comportamento terminal (pressão à barra).
CRF (reforço contínuo) constitui um esquema de reforçamento, segundo o qual o reforço é apresentado cada vez que o sujeito experimental executa o comportamento terminal sozinho.
Extinção é o exercício correspondente à supressão do estímulo reforçador, com a finalidade de comprovar que, na ausência de reforço, verifica-se um decréscimo na frequência do comportamento terminal.
Compuseram a base teórico-prática utilizada para a realização dos exercícios laboratoriais, os trabalhos de Pavlov, Thorndike, Watson, Skinner, Gomide, Guide e Matos.
Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936) investigou o Condicionamento Clássico, também conhecido por Condicionamento Pavloviano, a partir dos estudos dos reflexos inatos em cães. O estudioso observou que quando o cão via um pedaço de carne, ele salivava, caracterizando, desta forma, o reflexo inato. Com o tempo, Pavlov notou que outros estímulos, além da comida, também provocavam salivação no cão, como a simples visão da comida ou o som dos passos do ajudante que alimentava o animal. A descoberta acidental despertou o interesse de Pavlov neste tipo de comportamento e ele começou a realizar novos experimentos para seu estudo, utilizando o som da campainha (estimulo neutro) quando iria mostrar o pedaço de carne. O reflexo condicionado seria a reação do indivíduo a um estímulo neutro e, no caso dos cães de Pavlov, a associação que o animal fez da carne com a campainha, salivando também toda vez que ela era tocada (MEDEIROS; MOREIRA, 2007, p. 30-31).
Uma das grandes influências do pensamento behaviorista, segundo Alves (2010), foi a Lei do Efeito, postulada por Edward Lee Thorndike (1874-1949), podendo ser aplicada tanto ao comportamento animal, quando ao comportamento humano. A partir de estudos com animais, Thorndike observou que aquelas ações que possuem resultados agradáveis para o indivíduo, tendem a se repetir, enquanto os resultados desagradáveis são propensos a desaparecerem.
Em 1913 surge o behaviorismo, com a proposta de dilacerar as visões antigas, buscando rupturas com o funcionalismo e o estruturalismo. Os seus líderes não desejavam modificar o passado, muito menos manter relações com ele. John B.
...