DISCIPLINA: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Por: kayque230319 • 23/4/2022 • Bibliografia • 3.423 Palavras (14 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
JOHN BROADUS WATSON
Orientador: Prof. Dr. Diogo de Lima e Calazans
1° SEMESTRE DE 2021
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
SÃO PAULO - 2021
ANA CAROLINE LIMA RODRIGUES RGM 26855801
BRENDA BARBOSA PEREIRA RGM 26602831
FABRICIA DECHECHI DA COSTA RGM 26259401
KAYQUE VINICIUS DA SILVA ALVES RGM 27069907
LETICIA SILVA GONÇALVES RGM 26004526
MARIA ANTONIA BISPO DO NASCIMENTO RGM 26269431
MIKHAIL LORENZO RODRIGUES RGM 26625571
NATHALY BARBOSA FEQUETIA RGM 27073823
RAFAEL REBOLÇAS MORAES RGM 26598183
THAYNA VITERBINO RGM 18466168
VANESSA BRUNA NUNES LEAL RGM 26512777
VINICIUS GABRIEL RGM 26628864
CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
JOHN BROADUS WATSON
Trabalho que compõe pesquisa e exposição de pesquisa sobre John Broadus Watson apresentado como parte integrante das Avaliações do semestre, da disciplina de História da Psicologia, no 1º semestre do curso de Psicologia, da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
Orientador: Prof. Dr. Diogo de Lima e Calazans
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
SÃO PAULO - 2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 QUEM FOI JOHN B. WATSON 6
3 OS PILARES DOS ESTUDOS DE JOHN B. WATSON 8
4 O BEHAVIRISMO CLÁSSICO 10
5 O EXPERIMENTO – “PEQUENO ALBERT” 11
6 RECONHECIMENTO E OBRAS 12
7 CONCLUSÃO 13
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva apresentar aspectos introdutórios gerais da escola comportamental clássica do pensamento psicológico, os quais compõem uma breve biografia de John Broadus Watson, considerado fundador do comportamentalismo clássico ou metodológico, suas principais ideias e experimentos, assim como seus embasamentos teóricos antecessores, suas contribuições ao desenvolvimento do conhecimento da Psicologia, além das críticas e insuficiências apontadas em sua pesquisa.
John B. Watson nasceu em Greenville, Carolina do Sul, Estados Unidos, em 09/01/1878, e iniciou seus estudos universitários na Furman University, em 1894, tendo recebido o grau de mestre seis anos após seu ingresso. Depois, estudou também na University of Chicago, na qual, após relacionar o comportamento de ratos de laboratório com o sistema nervoso central, recebeu o título de PhD, feito e experimento que marcariam não só sua carreira acadêmica, mas abririam, num futuro próximo, novas perspectivas de pensamentos na Psicologia moderna.
Watson é uma figura importante para a história da Psicologia, particularmente por suas pesquisas sobre o comportamento humano (do inglês, behaviorismo) a partir de experimentos feitos, incialmente, em animais, tendo fundado o comportamentalismo clássico ou metodológico, escola que defende poder se condicionar os comportamentos humanos a partir de estímulos externos, de forma objetiva e irrefutável ao método científico. Watson definia, assim, a Psicologia como uma ciência natural e a necessidade dela se tornar uma disciplina aplicada por métodos quantificados e experimentais, os quais deveriam se afastar de aspectos internos do indivíduo para garantir uma análise e mensuração objetivas pública e consensual.
Contraditoriamente, é a defesa de Watson a “elaboração de uma psicologia objetiva, livre do mentalismo, e com o mesmo grau de cientificidade da física” (SCHUTZ, 1981, p. 233) o maior objeto de críticas e contestações em tempo e posteriores as suas pesquisas e publicações acerca do condicionamento do comportamento humano equiparado ao de demais animais (irracionais), desconsiderando funções e processos mentais, afetivos e sociais inerentes ao ser humanos em sua vivência própria da experimentação do mundo, quer pelas suas impressões subjetivas formadas, quer pela demonstração em seus comportamentos; da negação do livre arbítrio individual pela adoção de uma postura determinista de previsibilidade e controle das ações humanas somente a partir dos estímulos fornecidos; da negação à hereditariedade e aos fatores biológicos na formação dos comportamentos humanos (em último caso, do ser humano em si); da defesa de um método cientifico intrínseco às ciências naturais para uma ciência que é humana também.
De qualquer forma, o legado de Watson à Psicologia continua, sua conceitualização a respeito da psicologia como ciência do comportamento, como um campo de pesquisa de problemas objetivos que estão no mundo real, e sua luta contra as especulações de qualquer índole; sua ênfase na psicologia como ciência natural (além de ciência social). Também sua definição da psicologia como ciência do comportamento, sua insistência na continuidade psicológica entre a espécie humana e outras espécies, seus estudos sobre as emoções, as bases da modificação do comportamento que ele e sua esposa Rosalie Rayner propuseram, continuam fazendo parte do acervo terapêutico dos psicólogos clínicos do século XXI.
2 QUEM FOI JOHN B. WATSON
John B Watson nasceu numa fazenda perto de Greenville, Carolina do Sul, onde sua educação elementar ocorreu numa escola de uma tínica sala. Sua mãe era extremamente religiosa, e o seu pai, exatamente o oposto (SCHULTZ, 1981, pag. 233). Sempre bêbado, violento, e a quem dia que por várias vezes tinha relações extraconjugais, talvez por isso nunca passava muito tempo em um emprego. A família era muito pobre, mal sobrevivia com o trabalho na fazenda (SCHULTZ, 1981).
De sua infância até a juventude, Watson era chamado de delinquente:
...