Depressão
Por: argentinaca • 30/11/2015 • Artigo • 250 Palavras (1 Páginas) • 126 Visualizações
Depressão
A depressão pode ser caracterizada por um sentimento persistente de tristeza e desânimo, com perda de interesse pela vida, interferindo no dia a dia do individuo, bem como na convivência com a família.
A tristeza humana está relacionada às situações de perda, tristezas e outras adversidades.
Os sintomas da depressão podem surgir em diversos momentos como transtorno de estresse pós-traumático, demência, esquizofrenia, alcoolismo, etc.
Em se tratando de síndrome, a depressão inclui alterações de humor (tristeza, irritabilidade, falta de prazer), e também alterações cognitivas, psicomotores e vegetativas.
A depressão como doença tem sido classificada de várias formas dentro da história da literatura, atualmente como transtorno depressivo maior, distimia, depressão, integrante do transtorno bipolar I e II, etc.
Emil Kraeplin (1883) definiu os estados depressivos e maníacos, desaparecendo o termo melancolia, até então utilizado para definir os sintomas.
Estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam a depressão como a doença psiquiátrica mais diagnosticada na atualidade. Ocupa o quarto lugar entre os maiores problemas de saúde do Ocidente, sendo que a depressão maior unipolar é considerada a primeira causa de incapacidade entre todos os problemas de saúde (incapacidade definida como uma variável composta por duração do transtorno, e 22 indicadores de disfunção e sofrimento.) (Murray; Lopes, 1996).
Em estudos sobre a etiologia da depressão, observam- se interações entre o genótipo (herança genética) e o ambiente ao qual o individuo está exposto, e as modificações após o nascimento, fatores que caracterizam o fenótipo.
No mundo moderno, existe cada vez mais pessoas manifestando os sintomas, entre eles: insônia, tristeza, desânimo.
...