TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão

Projeto de pesquisa: Depressão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

1. INTRODUÇÃO 3

2. DEPRESSÃO 4

3. DEPRESSÃO NOS DIAS ATUAIS 5

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

1. INTRODUÇÃO

O texto aborda o tema depressão nos dias atuais, sendo considerado um transtorno de humor, a depressão pode ter causa psíquica ou orgânica.

Essa doença afeta a pessoa de tal forma, que pode modificar o modo como ela dorme e se alimenta, como se sente em relação a si mesma e afeta sua maneira de pensar e agir, a depressão pode até mesmo alterar a forma como a pessoa descreve ou enxerga o mundo.

2. DEPRESSÃO

A depressão é classificada em três graus: leve, moderado ou grave. Segundo a OMS (1993) nos episódios típicos de cada uma dessas três variedades, o indivíduo usualmente sofre de humor deprimido, perda de interesse e energia reduzida levando a uma fatigabilidade aumentada e atividade diminuída. Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite. Existe quase sempre uma diminuição da auto-estima, auto-confiança e frequentemente ideias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves. O humor depressivo varia pouco de dia para dia ou segundo as circunstâncias e pode se acompanhar de sintomas ditos “somáticos”, por exemplo, perda de interesse ou prazer, despertar matinal precoce, acordar várias horas antes da hora habitual de despertar, agravamento matinal da depressão, lentidão psicomotora importante, agitação, perda de apetite, perda de peso e perda da libido.

Para CAMON (2001) a depressão caracteriza-se por ser uma doença que afeta principalmente o estado de humor da pessoa, deixando predominar um sentimento de tristeza, é um resultado de uma inibição que afeta a função da mente, a pessoa enxerga o mundo de outra forma, entende as coisas e sente a realidade de maneira diferente do habitual. O autor considera a depressão uma doença do organismo como um todo, porque compromete o indivíduo na sua totalidade, onde não existe mais separação entre o social, físico e psíquico. O deprimido sente desespero em relação à vida, muita angústia, a morte como presença, o medo como aliado, vontade de suicídio e abandono da auto-estima.

Ainda segundo CAMON (2001) as pessoas que vivenciam em seu dia-a-dia situações de conflitos, carência afetiva, limitações físicas, problemas familiares, podem ser mais suscetíveis a sofrer de depressão, porém nem todos desenvolvem a doença, algumas são mais predisposta do que outras, e podem apresentar casos de hereditariedade.

Atualmente a depressão atinge um número significativo de pessoas nas mais diversas faixas etárias, a depressão aumente mais a cada ano na população, segundo KAPLAN et al (1999) esse índice é mais alto nas mulheres, de acordo com o autor as pessoas nem sempre percebem que estão sofrendo da doença, acham que a tristeza que estão sentindo é algo passageiro, e com isso na maioria dos casos não procuram tratamento.

Conforme CANALE; FURLAN (2006) a depressão pode de uma maneira geral ser definida como um estado de lentidão dos processos psíquicos, humor rebaixado ou depressivo que pode estar associado a angustia e ansiedade, redução da energia e desânimo, incapacidade de sentir prazer e alegria, dificuldade de concentração e conjuntos de pensamentos negativos. Cada indivíduo apresenta essas variações se sintomas de forma diferente, podendo ser mais graves ou mais leves.

Para CONTINHO et al (2003) a depressão em seus diversos fatores, social, econômicos, hereditários, entre outros, vem se apresentando na sociedade com um índice muito elevado, causando nas pessoas um sofrimento que interfere muito na diminuição da qualidade de vidas das pessoas, afetando também na produtividade e tornando o indivíduo incapaz socialmente, atingindo qualquer classe social e afetando desde crianças a idosos.

3. DEPRESSÃO NOS DIAS ATUAIS

Segundo ao autor TAVARES (2010) em suas varias classificações e formas a depressão ocupa lugar de destaque nos dias atuais, após varias situações onde ocorreram o diagnostico referente a esse transtorno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com