Depressão
Trabalho Escolar: Depressão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ValGallert • 26/6/2013 • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 3.903 Visualizações
Tema: Problemas Psicológicos.
Delimitação do Tema: Depressão, o problema da atualidade.
INTRODUÇÃO: O grupo tem o objetivo de alertar a população sobre os sintomas da pessoa com depressão, e também de conscientizar as pessoas sobre o uso dos medicamentos. Pretende-se esclarecer o que é a depressão, seus sintomas e o que ela pode levar. Também, pretende-se alertar sobre os problemas que o uso de medicamento excessivo pode trazer. Tentar entender o que se passa na mente de uma pessoa com o transtorno de depressão. O que pode ser feito para preveni-la,ou em casos graves, qual tipo de tratamento é adequado para o paciente que tem a depressão.
Devido à incidência de problemas psicológicos sofridos por jovens e pessoas da comunidade, decidiu-se estudar a depressão, um grave problema. Com este trabalho será esclarecido sobre as causas da depressão e consequências para o indivíduo doente, já que este problema psicológico pode atingir algumas pessoas que já tem tendência a desenvolver a doença, ou seja, indivíduos que adquiriram a doença de forma hereditária, e também pode atingir indivíduos que sofreram algum trauma em suas vidas. Além disso, pretende-se dar o esclarecimento à respeito do uso de medicamentos e seus efeitos colaterais àqueles que necessitam dessa medicação. Através deste trabalho, será feita uma pesquisa de campo, investigando moradores da comunidade que sofrem ou sofreram de depressão, será feito um questionário para saber quais foram as causas, os efeitos da depressão, e que tipo de tratamento geralmente é prescrito para os pacientes, e se este resultado foi positivo ou negativo para a maioria dos entrevistados.
Será levantada algumas hipóteses, tais como: O uso de medicamento pode viciar? O problema psicológico acontece por causa de traumas? Além desses questionamentos, também pode ser que os problemas acarretados pela doença sejam isolamento, pensamentos sobre suicídio, e até mesmo a morte.
Fundamentação Teórica:
Muito falada e estudada, mas ainda não totalmente compreendida, a depressão é considerada a doença do século XXI. De acordo com a revista Vida e Saúde, “a visão puramente mecanicista do corpo humano define a depressão como uma alteração do mecanismo bioquímico do sistema nervoso que, de alguma maneira, perdeu a capacidade de produzir serotonina suficiente. A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.
Há várias causas que podem levar à depressão: qualquer adversidade, frustração, doença, excesso de trabalho, falta de sono, pouco exercício, excesso de alimentos, problemas conjugais, dificuldades com filhos, problemas financeiros. A lista é quase interminável, até grandes conquistas podem levar a depressão. Os sintomas da depressão também são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjoos.” (página 46, ano 2001). Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário apresentar alguns sintomas como perda de energia ou interesse, humor deprimido, dificuldade de concentração, alterações do apetite e do sono, lentificação das atividades fisícas e mentais, sentimento de pesar ou fracasso. Outros sintomas da depressão são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas, assimismo, dificuldade de tomar decisões, dificuldade para começar a fazer suas tarefas, irritabilidade ou impaciência, inquietação, achar que não vale a pena viver, desejo de morrer, chorar à toa, dificuldade para chorar, sensação que nunca vai melhorar, desesperança, dificuldade de terminar as coisas que começou, sentimento de pena de si mesmo, persistência de pensamentos negativos, queixas frequentes, sentimentos de culpa injustificáveis, boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, entre outros. Mas não confunda depressão com tristeza, pois tristeza faz parte da condição humana, todos nós sentimos, e tristeza geralmente tem uma causa definida, tem duração limitada e não afeta a auto-estima e os hábitos cotidianos. Depressão é doença cujo agente causador não conhecemos com clareza, é um estado emocional de negatividade que se prolonga por meses, no qual se destacam sentimentos pessimistas diante da vida, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, assim como queda de autoestima e autoconfiança. Deve-se pensar como enfrentar o problema, o que deve ser feito para não sentir-se
...