TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano E Social

Dissertações: Desenvolvimento Humano E Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 6

PERGUNTA 1

Introdução

Através dessa teoria podemos identificar capacidades mentais primárias, essenciais para a resolução das atividades intelectuais mais complexas. De que teoria estamos falando? Cite três destas capacidades.

Processo

O texto elaborado não deve exceder 3 linhas.

O aluno deve ser objetivo e claro.

O texto deverá ter formato discursivo, evitando apresentação em tópicos.

Será levado em conta a construção do texto, a adequação sintática e a correção gramatical. Erros nesse sentido diminuirão a nota final da atividade.

Dois aspectos devem ser levados obrigatoriamente em conta na resposta desta questão: em primeiro lugar o aluno deve apontar o conceito correto. Em segundo lugar deve justificar adequadamente a sua resposta.

Avaliação

Sua atividade será avaliada segundo estes critérios:

2,0 1,0 0,5 0

O aluno deve apontar o conceito correto. Em segundo lugar deve justificar adequadamente a sua resposta.

Boa construção gramatical.

O aluno deve apontar o conceito correto. Em segundo lugar deve justificar adequadamente a sua resposta.

Apontou o conceito.

Ou

Justificou a resposta corretamente.

Resposta incoerente.

Não utilização dos referenciais teóricos solicitados

Caminho: pPalavras:0

2 pontos

PERGUNTA 2

Entre as teorias que se ocupam da inteligência e de seu desenvolvimento, encontramos a Teoria dos Dois Fatores. Luiza tem uma filha de 5 anos e, interessada em conhecer mais sobre esta teoria, procurou Maria Bernadete, pedagoga e coordenadora do ensino infantil em uma escola de Guarulhos. Sobre esta teoria, Maria Bernadete informou que:

I- É uma teoria que destaca o nível elementar de abstração para solucionar uma tarefa intelectual.

II- Um dos fatores é o fator g, que se refere ao nível elementar de abstração, necessário para a solução de qualquer tarefa intelectual, tais como a lógica, a coerência.

III- Um dos fatores é o fator s, que refere-se a raciocínios específicos, e são necessários para a solução de algumas tarefas, tais como o raciocínio numérico, a orientação espaço-temporal, entre outras.

Sobre as afirmações de Maria Bernadete, assinale a alternativa VERDADEIRA:

a.

As afirmações I e II são verdadeiras.

b.

Todas as afirmações são verdadeiras.

c.

Todas as afirmações são falsas

d.

As afirmações II e III são verdadeiras.

e.

As afirmações I e III são verdadeiras.

0,8 pontos

PERGUNTA 3

Maria Lúcia sempre teve forte sensação de nojo diante de pequenos insetos. No entanto, nos últimos anos, essa sensação de nojo evoluiu para uma sensação de medo intenso, seguida por forte sudorese e aumento da frequência cardíaca. Ela sabe que seu medo é desproporcional, mas a sensação de angústia que sente é tão forte que a impede de controlar-se. Trata-se de um quadro conhecido como:

a.

Imaturidade sensorial

b.

Fobia Social

c.

Depressão

d.

Agorafobia

e.

Fobia Simples

0,8 pontos

PERGUNTA 4

Faé (2012) realizou um estudo que buscava analisar os fatores que geram motivação e satisfação no trabalho dos funcionários do Setor de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, considerando a importância da motivação no bem-estar dos servidores, sendo aspecto essencial na organização para encarar os constantes desafios do dia a dia. Analisando os fatores que geram motivação e satisfação no trabalho dos servidores, o estudioso identificou aqueles que mais geram a insatisfação como baixa remuneração, pobre participação nas decisões do setor e da organização, falta de reconhecimento, de autonomia, instabilidade no emprego, pobre realização profissional e baixo status no trabalho. Entre os fatores que geram motivação e satisfação, Faé identificou o bom relacionamento com a chefia e o grupo de trabalho, a responsabilidade com o trabalho que executam e a probabilidade de desenvolvimento profissional. Segundo a concepção comportamentalista, o ajustamento da personalidade dependerá da nossa possibilidade de descobrir os meios socialmente mais adequados para satisfazer as nossas necessidades. Pensando nas possibilidades de ajustamento da personalidade de uma pessoa, observe as afirmações abaixo:

I- O ajustamento depende da natureza da necessidade bloqueada.

II- Envolve predominantemente o nível intelectual da pessoa, uma vez que pessoas inteligentes têm sempre autoestima elevada.

III- Pessoas que não aceitam formas substitutivas de satisfação adaptam-se mais facilmente às exigências do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com