Dicionário de Psicanalise
Por: GiselePereira16 • 28/8/2016 • Trabalho acadêmico • 5.387 Palavras (22 Páginas) • 237 Visualizações
1- Definir o conceito de falo e relacionar a sua função no processo de sexuação do sujeito.
Falo: Pertencente ao vocabulário freudiano se apoia na tradição greco-latina, segundo a qual as diversas representações figuradas do órgão masculino organizavam-se num sistema simbólico. Uma representação simbólica de sexo para cada sujeito. O falo se encontra na fase fálica onde Freud diz: que até certa idade as crianças de ambos os sexos supõe a existência de genitais masculinos em todas as pessoas (sendo o falo, na antiguidade greco-romana, a representação simbólica do poder, concentrada no órgão anatômico pênis).
2- O que é sexualidade para FREUD?
A definição de sexualidade freudiana é mais ampla: Em psicanalise, o termo sexualidade comporta um sentido bem mais amplo, ele se afasta totalmente do sentido popular, Nós consideramos como pertencentes ao domínio da sexualidade todas as manifestações de sentimentos afetuosos decorrentes da fonte das emoções sexuais primitivas.
3- A relação sexual é problemática para homens e mulheres: é um dado do qual ninguém escapa. Explique.
Por serem sujeitos falantes, para homens e mulheres, a sexualidade apresenta dificuldades. Não é o encontro acabado entre o fio e a agulha. A relação problemática com a sexualidade não é uma eventualidade para os homens e as mulheres. É um dado do qual ninguém escapa. A pedra fundamental da descoberta da psicanalise se aloja neste ponto: a sexualidade não é jamais o que é.
4- O que é subjetivação do sexo anatômico?
Existe uma subjetivação problemática do sexo anatômico para os seres falantes que nós somos. A ideia de uma sexualidade natural, como se observa nos animais, com seu ritmo, seus períodos, sua sistematização, sua fixação instintiva repetitiva, é um mito- frequentemente uma pastoral em que cada um saberia como fazer com seu corpo sexuado e com o do (a) parceiro (a).
5- O que FREUD quer dizer com o sexual é psiquicamente traumático?
O sexual freudiano é psiquicamente traumático e é sob essa forma que prioritariamente ele se encontra. Por traumática é necessário entender uma experiência vivida e que provoca uma excitação tão forte que nenhuma elaboração pode trata-la e, assim, perturba duradouramente a gestão da energia psíquica. Para os princípios de prazer e de constância que condicionam o equilíbrio psíquico, o trauma é inassimilável.
...