Diretoria de Educação Aberta e a Distância
Por: livia96 • 2/11/2018 • Trabalho acadêmico • 699 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIAAFRO-BRASILEIRA
Pró-Reitoria de Graduação - Coordenação de Ensino de Graduação DEAAD – Diretoria de Educação Aberta e a Distância
Disciplina: Psicologia Organizacional
Docente: Liana de Andrade Esmeraldo Pereira
Discente: Lívia Maria Lima da Silva
Turma: 2017.1
2º atividade:
Explique a teoria motivacional que mais você se identificou e justifique: Como você pode aplicála em um ambiente de trabalho?
A Teoria do Fluxo e Trabalho Qualificado foi desenvolvida pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi nela ele rejeita a tese de que o homem é motivado pelo acúmulo de riqueza material ou de objetos. Assim ele cria a teoria do fluxo.
Na unidade dois do livro base da disciplina podemos compreender como fluxo o estado de grande concentração que ocorre quando as pessoas se dedicam a tarefas desafiadoras e orientadas a metas adequadas às suas aptidões e talentos. (VECCHIO, 2008). O estado de “fluxo” é um estado de harmonia produtiva. A atividade em si e o sentimento experimentado são recompensa mais forte que dinheiro ou fama.
O fluxo passa a ser alcançado quando várias das condições são encontradas em uma atividade. Objetivos claros: tanto as expectativas, quanto as regras. Concentração: a pessoa se concentra na atividade em questão, não fazendo mais nada em paralelo. Perda da auto percepção: a pessoa deixa de se preocupar consigo mesma. Percepção distorcida do tempo: parece que o tempo flui mais rápido. Respostas rápidas: a pessoa tem feedback imediato e permanente dos seus sucessos ou fracassos. Equilíbrio entre os desafios e as habilidades nem muito fácil, nem muito difícil. Sentimento de controle: a pessoa se sente no controle do que está fazendo. Recompensa intrínseca: a atividade é por si só, recompensadora, não havendo necessidade de recompensas externas.
Uma questão importante é o equilíbrio entre os desafios e as habilidades que as pessoas possuem. Quando se dão desafios maiores que as habilidades de uma pessoa pode-se ocasionar ansiedade. Já um desafio proposto a pessoas que possuem habilidades de sobra para a realização do desafio pode-se gerar tédio. Mihaly parte da análise de que no mundo atual as pessoas estão muito estressadas com a vida, ou muito aprisionadas ao consumo e sem esperança de desfrutar de um lazer para poder usufruir o “fluxo”, o que torna a vida sem sentido e sem gratificações.
Segundo Mihaly o que torna a vida com sentido e gera gratificações é o envolvimento ativo de uma pessoa com o trabalho, a família e a comunidade que constituem o modo pelo qual ela encontra satisfação duradoura.
A descoberta do “fluxo” é fundamental para despertar o potencial criativo latente no interior de todo indivíduo, acredita o autor. Sempre que a pessoa escolhe realizar uma tarefa bem definida, que seja desafiadora e esteja ao alcance de sua capacidade conhecida, ela obterá uma experiência gratificante e isso chamamos de “fluxo”.
...