Documentário Ilha das Flores
Por: sarasilvaabdalla • 20/9/2020 • Trabalho acadêmico • 617 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Documentário: Ilha das Flores
Do que trata o filme?
O filme fala sobre o funcionamento da sociedade de consumo. O tema principal é sobre a trajetória de produção inicial de tomates até seu destino final. Mostra que é o capital financeiro de cada pessoa que dita qual tipo de tomate ela pode comer, e o tema se sobressai exatamente pela maneira que esse ciclo nos é apresentado no curta.
No decorrer do documentário, o narrador cita como o fator ter um telencéfalo e o polegar opositor permitiu o ser humano realizar “ melhorias em seu planeta”, e no momento dessa fala há uma bomba eclodindo. Como forma de demonstrar um sarcasmo sobre o que foi dito. Há todo momento o documentário traz essa distinção do ser humano dos outros seres vivos: ter um telencéfalo e polegares opositores, e ainda sim a maneira que esses mesmos seres humanos com capacidade de melhorar o planeta, conseguem tratar de forma melhor os animais, como exemplificado no filme os porcos (que inclusive depois são mortos e viram alimento) do que as pessoas que compartilham das mesmas características fisiológicas porém sem moeda de troca.
Sobre os seres humanos, como o filme articula suas definições?
Ter um telencéfalo, polegares opositores e liberdade. Principalmente a liberdade de fazer ou não fazer algo para ao próximo e para o planeta, e a complexidade das escolhas como onde jogar fora e o que deve ser realmente jogado no lixo.
Quais as diferenças destacadas? Quais as diferenças culturais?
Ter um telencéfalo, polegares opositores e dinheiro.
Ilha das flores, (flores que se extrai perfume) nome dado a um lixão que desenvolve germes e bactérias que causam doenças e prejudicam o funcionamento do corpo, lugar distante das pessoas com capital financeiro, lugar onde moram outros seres humanos.
Sobre o formato do filme, como a edição funciona para o enredo?
Formato do filme é didático com linguagem científica. A todo momento barulho de moto quando se diz o nome do produtor de tomate: Suziki. O que nos faz lembrar da empresa Suzuki. A frase com a marca de sutiã da lycra. Nos transporta para o mundo da publicidade e do consumismo o que inca com o tema do documentário de forma bem despretensiosa. O curta é atemporal, e o assunto universal.
Como o formato do produto cultural influencia na interpretação final?
podemos ver a influencia da cultura no filme de como o mesmo recurso (o tomate) que é distribuido pela cadeia produtiva chega de diferentes maneira para cada pessoa apresentada sendo que as pessoas são da mesma especia mas pelo fator cutural ocupam lugares diferentes, uns podendo descarta o que não querem e outros pegam o que foi descartado para sobreviver.
O que vocês destacariam sobre a linguagem utilizada no filme?
A linguagem utilizada é uma linguagem simples e neutra, além de bem explicativa e detalhada, na forma de documentários. A linguagem verbal e visual do filme, são as responsáveis por gerar a emoção final do filme, a qual nos faz refletir sobre o tema abordado, a questão do consumo e a desigualdade social tão próxima a nossa realidade.
Dê exemplos
Faça
...