Documentário sobre a Felicidade
Por: micazinhapsi • 8/11/2016 • Resenha • 548 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE REGIONAL DE RIACHAÕ DO JACUIPE
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
NEUROCIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO II
DOCENTE: TIAGO SOUZA CONCEIÇÃO
DICENTE: MARGARIDA ALACOQUE O. P. LIMA
A LARANJA MECÂNICA
RIACHÃO DO JACUÍPE
2006
A LARANJA MECÂNICA. ATIVIDADE 02- A CLOCKWORK ORANGE (A LARANJA MECÂNICA) Reino Unido 1971. Duração 136 min Produção Direção Stanley Kubrick. Roteiro Stanley Kubrick. Género drama/ ficção cientifica. Idioma original inglês IMDb (inglês)(português) 1972.
TEXTO APRESENTANDO OS PRINCIPAIS PONTOS ABORDADOS NO FILME.
O filme laranja Mecânica trata-se de um grande clássico psicológico e comportamental da década de 70, onde os personagens são envolvidos a todo momento em cenas fortes de violência, imagens de mulheres nuas exaltando assim as questões sexuais, já que o personagem principal, Alex, comete estupro, roubos, espancamentos e atos agressivos sem nenhuma espécie de sentimento de repudio e arrependimento, pelo contrário, ele e sua gangue, os “drogues”, sentem prazer e euforia nas atrocidades cometidas.
Em uma de suas andanças noturnas, Alex e sua gangue espancam um mendigo senhor de idade, logo em seguida comete seu segundo ato de violência, um estupro consumado em uma das casas que invadem, de um escritor, que é obrigado a ver sua própria esposa sendo estuprada enquanto Alex cantarolava “ revelando total despreocupação e prazer.
Devido algumas desavenças dos drogues, Alex foi traído e acabou sendo sentenciado á 14 anos na prisão fechada, as características comportamentais de Alex eram de um indivíduo dissimulado, maquiavélico e manipulador, o que fez com que na prisão não fosse diferente, usando suas habilidades para convencer o Pastor que ele tinha mudado sua conduta e estava arrependido dos seus atos. Começou a circular a notícia de um novo tratamento em fase experimental que o governo estava aplicado nos detentos para serem moralmente modificados, Alex vendo a técnica como uma possibilidade de fuga do presidio voluntariou-se para ser submetido a Técnica Ludovico que consistia em expor obrigatoriamente o paciente a assistir imagens violentas por grandes períodos de tempo, enquanto sob efeito das drogas, vendo imagens horríveis de estupros assaltos e outros atos de violência enquanto sofre os efeitos das drogas, o paciente vai assimilando a sensação e tornando se incapacitado ou indisposto se tentar realizar ou simplesmente testemunhar tais atos de violência. Essa técnica levava Alex a experimentar sensações físicas de mal-estar, pânico e vômitos, impedindo o mesmo de cometer atos violentos.
Após o término do tratamento Alex é reinserido na sociedade, porem foi rejeitado por seus pais, agredido por seus “amigos” experimentando assim o retorno de suas atrocidades, a autor faz com que os telespectadores façam uma viagem no passado, presente e futuro, deixando vários questionamentos sobre o comportamento humano individual e em sociedade, nos mostrando que violência sempre ira gera violência. Objetivo de limpar as cadeias por meio de um método que seria capaz de extinguir a criminalidade por completo, não teria sucesso, o que seria um homem sem liberdade de desejo e de escolha, senão um fantoche. O que nos define como ser humano, e o que nos diferencia de outros os seres vivos é poder de escolha de cada indivíduo assim como o seu livre arbítrio, eram partes fundamentais da condição de ser humano, a importância da liberdade individual, pois está na essência daquilo que nos define como seres humanos: capacidade de discernimento e a liberdade de escolha. Violência ou violação: no meu entendimento houve os dois.
...