TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dos diários aos blogs

Por:   •  28/9/2015  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Dos diários aos blogs

Análise Crítica

Profa. Maria Coute

Aluno: Pedro Henrique

               

O diário do adolescente, era fechado “a sete chaves”, funcionou durante muito tempo como um ritual de passagem para os jovens, simbolizando a entrada na adolescência, em especial para as meninas. O término da adolescência era acompanhado, frequentemente, pelo desinteresse por esse tipo de prática. O caráter transitório dessa escrita permite levantar a hipótese de que o diário desempenhava uma importante função subjetiva nessa fase da vida como o objeto transicional da infância. Concordo com a autora que analisa que a com as mudanças corporais e sociais os adolescentes tem o diário com o substituto do amigo.

        Com avanço tecnológico e a difusão da Internet possibilitaram que muitos adolescentes começassem a escrever seus diários na rede, nos chamados blogs, passando assim dos diários íntimos às páginas on-line, que podem ser acessadas livremente. Nesse espaço virtual, os jovens escrevem seu perfil, poemas, pensamentos, letras de músicas, fazem protestos, colocam fotos e interagem com os leitores que deixam seus comentários nas páginas dos blogs. Os blogs de adolescentes multiplicam-se de maneira surpreendente no ciberespaço. Os blogs hoje substituem os diários íntimos e criam um amigo indispensável.

        A escrita no diário é única que no computador não se observa, porque no papel as letras, traços e desenho guarda uma singularidade do sujeito em particular, que com o surgimento dos blogs, tornaram os adolescentes em anônimos. A escrita através do computador não é possível demonstrarmos nossos sentimentos de tristeza, angústia ou raiva, pois não contamos com o som, o que faz com que os internautas criem outras formas de demonstrarem seus sentimentos e criatividade. O surgimento de um novo idioma ou gíria como nessa frase “Og v6s naum tm 9da10?”, Um exemplo da linguagem utilizada nas salas de bate-papo, e o leitor consegue interpretar o que está escrito, uma vez que está lendo como se estivesse ouvindo. Ele sabe que esse código significa: - “Hoje vocês não tem novidades?”. É uma forma de renovação, com a demanda de informatização e tecnologia o diário perdeu ser valor, os adolescentes encontraram nos blogs e nas redes o seu lugar onde pode se expressar e compartilhar informações, um mundo de possibilidades onde consideram como única, como seu. A gíria aplicada com suas próprias linguagens um acesso restrito para os grupos de adolescentes.

Se a adolescência enquanto uma fase da vida é uma construção social, pode ser considerada como um sintoma da puberdade. Diante das exigências que se impõem ao jovem adolescente: passagem do pai à lei social na ampliação do pacto edípico ao pacto social, elaboração do luto dos pais infantis, ressignificação da relação com o corpo e encontro com o outro sexo, a escrita de um diário pode ser um instrumento que possibilita esse trabalho psíquico. Concordo com o texto e acho que a internet só agrega conhecimento, descobertas e angustias que o adolescente passa nesse período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com