Dulce Helena - Resenha
Por: Débora Maria • 29/11/2018 • Resenha • 480 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
Este capítulo, aborda de maneira sucinta, como o processo de escolha tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil na atualidade, visto que, a tecnologia está por toda parte, oferecendo inúmeras possibilidades de atuação no meio profissional.
O jovem, por sua vez, se depara em um momento da vida no qual nunca precisou fazer grandes escolhas, mas que agora terá a “missão” de escolher a carreira na qual seguirá ao longo de sua vida; este processo tem gerado angustia e medo em relação a escolha profissional, pois o medo de escolher a profissão que não está de acordo com o que queriam é grande.
Com o intuito de favorecer esse processo de escolha para os adolescentes, o orientador atua como facilitador, ajudando o orientando a pensar sobre o futuro, suas escolhas, interesses pessoais, e ajudando a enfrentar problemas que podem surgir durante o processo; tendo em vista que é preciso trabalhar a autonomia, pois a tomada de decisão deve ser do orientando, é ele quem decide as escolhas e o caminho que será traçado.
O texto relata que para que o processo de escolha aconteça de forma satisfatória, são trabalhados alguns aspectos na orientação profissional, e são eles: o conhecimento de si mesmo, que como citado anteriormente, diz respeito aos interesses e gostos pessoais, o projeto de vida que será traçado, a visão de si mesmo para o futuro; o conhecimento das profissões, as possibilidades de atuação, como cada profissão buscada está inserida no mercado de trabalho; e por fim, a escolha que deve ser exclusivamente do sujeito, e que necessita da movimentação ativa para que esta se concretize.
A orientação profissional pode ser realizada em grupo, onde cada participante atua como facilitador do processo, pois contribuem adquirindo e levando conhecimentos para os demais integrantes, escutando uns aos outros e dividindo experiências e pensamentos. Por meio da brincadeira e da descontração, podem ser incluídos ao processo alguns recursos técnicos para que haja a interação, momentos reflexivos e o autoconhecimento, dentre eles, as dinâmicas, cenas de improviso ou teatrais, psicodrama e técnicas de relaxamento.
São utilizadas algumas técnicas durante o processo dentre as citadas: a técnica de apresentação, são separadas duplas na qual cada um apresenta o outro; integração do tempo, é solicitado que cada um represente sua história de vida; técnica RO, são trabalhadas diversas profissões a partir das experiências pessoais; Role-play, usada para representar vivências profissionais; visitas e entrevistas, contato direto com profissionais; avaliação do processo, importante para a percepção do orientando em relação ao progresso obtido.
REFERÊNCIAS:
LUCCHIARI, Dulce Helena Penna Soares. O que é Orientação Profissional? Pensando e Vivendo a Orientação Profissional: Uma nova proposta de atuação. 7. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1993. Cap. 1, p. 11 a 16.
...