ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO
Monografias: ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolzita • 15/10/2013 • 900 Palavras (4 Páginas) • 1.631 Visualizações
1-) O que foi o Estruturalismo?
2-) O que foi o Funcionalismo?
3-) Qual a diferença entre o pensamento de Wundt e William James para a Psicologia?
4-) Qual a importância dos estudos para a Psicologia?
Titchener jurava ser leal seguidor e um discípulo obediente de Wundt, mas por ser um criativo, ele transgredia com fundamentações e propôs uma nova abordagem designada Estruturalismo tendo este como fundamento o estudo de conteúdos mentais em relação a processos de associação descartando a hipótese de que processos mentais através do qual o individuo ve e interpreta o mundo tenha alguma participação nesse processo.
Foi do Estruturalismo que surgiu a primeira escola de pensamento no campo da Psicologia através de Wundt, para ele a mente tinha o poder de sintetizar espontaneamente elementos, já Titchener centrava nos elementos que compunham a estrutura da consciência, desvalorizando a sua associação, Titchener dizia que o Estruturalismo era fundamentado no estudo dos elementos mentais através de processos de associação, tendo por base os elementos propriamente ditos, acreditava que em tudo era necessário descobrir sua natureza, para então determinar sua estrutura, lembrando que sua diferença era que ele estudava e analisava as partes não como um todo, mas todas as partes que a formam, afirmava também que um mesmo tema podia ser interpretado de maneiras diferentes com métodos e objetivos distintos, por exemplo; um Fisico e um Psicologo tem condições de estudar a luz e o som, os físicos examinam os fenômenos do ponto de vista Físico envolvido, já os Psicologos analisam com base na experiência e observação pessoal de quem os vivencia.
Quando Titchener estudou a experiência consciente alertou sobre a possibilidade de erro no qual ele chamou de erro de estimulo, o que gera uma confusão entre o objeto de observação e o processo mental, onde as características são deixadas de lado.
O Funcionalismo também conhecido por analise funcional foi primeiramente um segmento que surgiu da Etnologia em 1922.
Do latim “fungere” (desempenhar) o funcionalismo trata-se de um ramo da antropologia e das ciências sociais que busca explicar os aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para a sociedade, e tenta explicar as tais instituições sociais como sendo meios coletivos de satisfazer necessidades biológicas individuais.
O Funcionalismo assim como o nome indica, trata-se do funcionamento da mente ou ao uso que o organismo faz dela para adaptar-se ao ambiente.
Os funcionalistas não viam a mente pelo ponto de vista do que a compunha, ou de seus elementos básicos, ou de sua estrutura, mas sim como uma junção de funções e processos que resultavam em consequências praticas do mundo real.
O pioneiro da Psicologia funcional desenvolvida nos EUA foi William James que por sua vez tinha verdadeira aversão pelos métodos de experimentação em psicologia realizando pouco trabalho nessa área. Não foi ele quem fundou a Psicologia Funcional porem apresentou de forma explicita e eficaz suas hipóteses dentro da atmosfera funcionalista impregnada na psicologia americana assim dando influencia ao movimento funcionalista e inspiração aos futuros psicólogos.
James sofria de depressão com diversos sintomas nervosos, e a partir daí começou a desenvolver uma filosofia de vida motivado não pela curiosidade em si mas sim, pelo desespero, ele alegava que a condição física afetava o intelecto , que os fatores emocionais determinavam as crenças e que os desejos e necessidades humanas influenciavam
...