ESTUDO DE CASO SOBRE O ARTIGO: "APRENDIZAGEM DE HABILIDADES SOCIAIS E CONTROLE DA ANSIEDADE"
Pesquisas Acadêmicas: ESTUDO DE CASO SOBRE O ARTIGO: "APRENDIZAGEM DE HABILIDADES SOCIAIS E CONTROLE DA ANSIEDADE". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Juliana101192 • 25/6/2014 • 490 Palavras (2 Páginas) • 938 Visualizações
ESTUDO DE CASO SOBRE O ARTIGO:
“APRENDIZAGEM DE HABILIDADES SOCIAIS E CONTROLE DA ANSIEDADE”
1) Realize uma breve apresentação do caso relatado.
Trata-se de uma senhora de 40 anos de idade, de nome Selma, solteira e mãe de duas adolescentes, sendo que uma tem 14 anos de idade e a outra 12 anos. O pai dessas duas meninas possui outra família mais periodicamente faz visitas às filhas. Selma durante todo o processo da Terapia estava cursando o Ensino Médio e trabalhava como empregada doméstica em uma casa há 20 anos.
Selma tinha 12 irmãos e sempre se sentiu excluída de sua família de origem, pois seu pai tinha dúvidas quanto a sua paternidade e por esse motivo fazia com que Selma trabalhasse ainda mais que seus irmãos de modo a prover seu próprio sustento.
Selma chegou ao consultório com várias queixas, dentre elas dependência, insegurança, esquecimento, dificuldades e obesidade da filha mais velha. Ao longo das sessões de linha de base, os pensamentos e reais posicionamentos de Selma foram ganhando formas e adquirindo consistência.
Até que juntamente com a terapeuta/estagiária, Selma conseguiu definir os seus reais problemas e dificuldades, as quais foram basicamente dificuldades de falar em público, ansiedade frente a situações de tomadas de decisões importantes, inassertividade em situações de interação social, familiar e acadêmica, já que a cliente estava estudando.
2) Enumere o conjunto de conceitos comportamentais apresentados no caso, apresentando seus conceitos dentro do contexto do artigo.
No decorrer do artigo vários conceitos foram citados de modo a esclarecer todo o procedimento da Terapia feita com a cliente, tais como:
1. Rapport
2. Esquiva
3. Descatastrofização
4. Crenças
5. Role-play ou ensaio comportamental
6. Inassertividade
7. Assertividade
8. Análise funcional
9. Método socrático
10. Regras e auto-regras
11. Análise de custo benefício dos comportamentos
12. Linha de base
3) Como o autor processa a construção do caso clínico? O cliente participa da construção dos objetivos da terapia?
O autor do caso clínico relata em 3° pessoa todo o processo da terapia com a cliente e se mostra bem fidedigno quanto à realidade.
A cliente Selma participava de forma bem ativa no seu processo de Terapia. Realizava as tarefas de casa, quando estas lhe eram propostas, fazia análise funcional de seu próprio comportamento e além de fazer redações de temas propostos pela terapeuta/estagiária, discutia depois o que havia escrito.
4) Quais intervenções comportamentais são utilizadas no caso?
De modo a tentar solucionar junto a Selma seus problemas, várias foram
...