TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação lúdica

Resenha: Educação lúdica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Resenha  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

Educação Lúdica

Brincar tem uma importância absurda nos processos de desenvolvimento humano. As brincadeiras de infância são o reflexo dos desafios da vida adulta. Os benefícios da brincadeira, sobretudo na vida da criança,são gigantescos e, em sua maioria, desconhecidos pela sociedade. É de conhecimento de poucos que a brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. E essa falta de valorização do brincar, contribuiu para a realidade que vivemos hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção. Brincar é um momento sagrado. É através das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor. Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplaslinguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, onde terá que enfrentar desafios semelhantes ao vivenciados na brincadeira.

A pintura “Jogos infantis” (1560) de Pieter Brueghel retrata cerca de 250 personagens interpretando cerca de 84 brincadeiras, dentre elas identificamos cinco:

Maria cadeira

Cabo de guerra

Plantar bananeira

Pular sela

Jogo das setes pedras

Essas brincadeiras foram recriadas com crianças de 9 anos, onde pudemos observar o desenvolvimento e contrução de cada individuo.

Maria cadeira

Maria cadeira

Jeito de brincar

Duas pessoas fazem uma cadeirinha com os braços. Uma pessoa senta enquanto cantam a música abaixo.

Letra de música

"Onde vai Maria Cadeira? 

Vai na casa do capitão 

Capitão não estava aí 

Joga Maria Cadeira no chão."

Cabo de guerra

http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/cabo-guerra.htm

Cabo de guerra, também conhecida como cabo de força é uma atividade esportiva que envolve força, onde duas equipes disputam entre si um teste da mesma. 

Segundo as regras internacionais cada equipe deve ser composta de oito integrantes. Os competidores ficam dispostos em linha reta, seguidos ao longo do cabo, de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Entre os dois grupos existe uma linha central. O cabo é marcado em seu ponto central e em dois outros pontos distantes quatro metros de seu centro. A disputa é iniciada pelos dois times com a marca central do cabo coincidindo com a linha central. 

O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central com sua marca de quatro metros do cabo. Outra forma de vencer a disputa é conseguir fazer o oponente cometer uma falta. O esporte foi incluído nos Jogos Olímpicos de 1900 a 1920. 

Plantar bananeira

http://pt.scribd.com/doc/13908241/258/PLANTANDO-BANANEIRA

Nessa brincadeira, a criança desenvolve o equilíbrio, ficando com as mãos no chão e as duas pernas para o alto.

Pula sela

http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/diversas/702-estrela-nova-sela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com