Estudo De Caso RH
Exames: Estudo De Caso RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fconterato • 26/3/2014 • 326 Palavras (2 Páginas) • 546 Visualizações
Estudo de caso:
1. Analise o caso considerando os conceitos sobre relações de trabalho,
apresentando evidências (explícitas ou não) e reflexões.
2. No papel de presidente da empresa, que decisões você tomaria a partir
de agora para solucionar/minimizar a atual situação atual? Explique e
detalhe os motivos de suas escolhas.
3. Que análise você faz dos principais atores envolvidos no caso, no que
tange aos aspectos relacionados à gestão de pessoas, relações de
trabalho e gestão organizacional?
4. Elabore 2 perguntas (com respostas), que sejam reflexivas e críticas
sobre o caso e que exijam embasamento conceitual.
A necessidade da empresa Direção Brasil de realização da fusão com a empresa Autoforma S.A. está clara uma vez que ela estava perdendo mercado e rentabilidade por vários anos devido à entrada de empresas multinacionais com preços mais acessíveis ao mercado. Desta forma, julgasse extremamente necessária a fusão entre as partes em questão, principalmente em termos de sobrevivência e competitividade no mercado por parte da empresa brasileira (Direção Brasil) e uma melhor penetração no mercado brasileiro por parte da empresa alemã (Autoforma S.A.).
Porém o nosso entendimento é de que a forma como são feitas as fusões é são questionáveis, uma vez que a instantânea substituição do presidente da empresa por um presidente de outra nacionalidade (alemão), que não possui um conhecimento da cultura empresarial, sendo que a empresa em questão era essencialmente gaúcha e com uma cultura local intrínseca. Neste ponto a transição poderia ter sido feita de maneira gradual visando preservar a cultura organizacional da empresa para que o capital humano não sofresse com esta mudança abrupta.
Quanto ao posicionamento do novo diretor de RH, de não perpetuar as relações com o sindicato, relações estas que eram bastante próximas e aparentemente saudáveis na época do antigo presidente, somente faz com que cause ainda mais estranheza e desconforto nas pessoas que ali trabalham.
O RH poderia ter tido um papel fundamental de aproximação das partes na comunicação na tentativa de trabalhar inclusive com o atual presidente sobre a cultura organizacional desta empresa.
...