Estudo dirigido de Psicologia Social
Por: Geórgia Skackauskas • 20/9/2019 • Trabalho acadêmico • 802 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
1) Conte a história da Psicologia Social, incluindo as características que diferem a Psicologia Social Psicológica da Psicologia Social Sociológica
2) Como a Psicologia Social se desenvolveu no Brasil? Em que contexto surge a ABRAPSO?
A psicologia social brasileira surge através da necessidade da construção de uma Psicologia Social Crítica voltada para o contexto social brasileiro, devido à insatisfação com a vertente americana e europeia, que precisavam ser adaptadas à realidade social vivida pelo Brasil, acatando diferentes correntes epistemológicas afiliadas ao compromisso social de buscar uma sociedade mais justa.
A idéia de construir a ABRAPSO surge em 1979 em um congresso da STP em Lima, Peru. Em setembro deste mesmo ano a proposta foi enfatizada em um encontro da ALAPSO que acontecia em SP. O momento político reforçava a necessidade da criação de uma Associação Brasileira, com intuito de evitar outras vítimas da violência da ditadura militar no Brasil. Em 1980 o estatuto criado para o desenvolvimento da entidade foi criado. Dentro da ALAPSO foram criadas outras associações voltadas para as necessidades nacionais.
3) Qual é o objeto de estudo da Psicologia Social, de acordo com o texto da Sílvia Lane?
Relação essencial entre o indivíduo e sociedade entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sobrevivência, até seus costumes, valores e instituições necessárias para a continuidade da sociedade.
4) O que a referida autora expressou com a frase “toda psicologia é social”?
Assumir que, em cada área deve ser considerada a natureza histórico-social do ser humano e todas as abordagens devem ser analisadas criticamente à luz dessa concepção. Deve-se considerar que em todo comportamento existe componentes sociais.
“O homem é sujeito da história e transformador de sua própria vida.”
5) Na perspectiva sócio-histórica não há natureza humana, há condição humana. Explique
Não existe uma essência abstrata, universal e eterna que caracterizaria os humanos, como uma “natureza humana”, o comportamento humano não é algo inerente e inflexível.
Condição humana é a possibilidade dos indivíduos criarem a si próprios, libertando-se de limites biológicos e sendo flexível ao condicionamento externo desde o nascimento e depende de suas vivências pessoais. No pensamento de Vigotsky a experiência pessoal se constitui no coletivo e na cultura.
6) O que são Subjetividade Individual e Subjetividade Social?
O “mundo psicológico” é subjetivo e existem formas de subjetividade internas e externas.
A subjetividade está ao mesmo tempo dentro e fora do sujeito, ou seja, é preciso compreender o mundo cultural e social para observar elementos na dinâmica dos sujeitos que ali vivem.
7) Qual o foco principal da aplicação da psicologia sócio-histórica?
Considerar o ser humano como ativo, social e histórico. O ser humano constrói sua existência através do contexto social e histórico e de suas ações sobre a realidade, que tem por objetivo satisfazer suas necessidades, que são sociais e produzidas historicamente em sociedade.
8)Diante da diversidade da PsiSo, quais são os dois eixos em comum?
O estudo das relações indivíduo-sociedade, ou seja, a relação que os indivíduos mantém entre si e com sua sociedade ou cultura, sempre esteve no centro da preocupação dos psicólogos sociais.
9) Explique as 4 maneiras pelas quais a psicologia crítica se expressa
10)Explique o descontentamento com a resolução 005/2003 que reconhece a Psicologia Social como especialidade da Psicologia.
Dentro da Psicologia Social, podemos encontrar várias áreas de atuação, sendo assim, a crítica se refere ao fato da não especificação destas áreas de atuação, criando assim divergências. (completar)
...