FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE SERRA TALHADA
Por: rommob • 25/10/2021 • Resenha • 1.615 Palavras (7 Páginas) • 106 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA - AESET
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE SERRA TALHADA – FACISST
CURSO DE PSICOLOGIA
Graduanda: Roseane Melo Martins de Oliveira Bezerra.
Psicologia: 10° Período
Professora: Amanda Novaes
Disciplina: Psicofarmacologia
Como funcionam as drogas no organismo
O documentário “Como funcionam as drogas no organismo”, produzido pelo canal de televisão Discovery Channel e apresentado pelo falecido ator Robin Williams, traz em seu conteúdo os efeitos que as drogas ilícitas causam no organismo de seus usuários. Através de um experimento único realizado em um laboratório que tem como objetivo avaliar os danos causados pelas drogas ilícitas no corpo humano.
Voluntários usuários de drogas, acompanhados e supervisionados por médicos, realizaram exames físicos e mentais desenvolvidos cientificamente para medir os altos e baixos das drogas mais conhecidas nos Estados Unidos. O experimento contou com quatro voluntários usuários de drogas como a cocaína, a meta anfetamina, a maconha e a heroína, onde os médicos puderam observar e estudar cada reação apresentada por cada indivíduo em diferentes situações.
Sob condições controladas foram medidos os efeitos das drogas em seus usuários em quatro funções chave da atividade humana:
- Coordenação;
- Foco;
- Estresse psicológico;
- Força Física.
Os quatro usuários foram:
- James usuário da Maconha
- Jeff usuário da Meta anfetamina
- Rob usuário da Cocaína
- Vicky usuária da Heroína.
Este relatório tem como objetivo escolher um dos casos e relatar a trajetória das experiências feitas e os danos causados no organismo do usuário de uma droga especifica. Minha escolha é o caso da Vicky, usuária da Heroína.
Vicky é uma jovem de 28 anos e em seu depoimento diz que há 4 anos usou heroína pela primeira vez e desde então vem tentando parar sem sucesso.
Heroína
A heroína é uma droga ilícita, produzida a partir da papoila (de onde é extraída o ópio) que por sua vez produz a morfina e chegando a produção da heroína. Essa droga actua sobre receptores cerebrais específicos localizados no sistema límbico, na massa cinzenta, na espinal medula e em algumas estruturas periféricas. A morfina, um dos principais componentes da heroína é responsável pelos seus mais salientes efeitos. Funciona como um analgésico poderoso e abranda o funcionamento do Sistema Nervoso Central e da respiração.
Geralmente a heroína é injetada diretamente no sangue por meio de seringas, mas também pode ser inalada. A heroína produz alguns efeitos no usuário que tem uma duração de 2 a 4 horas, indo direto para o cérebro onde é transformado em morfina, a heroína é usada com o objetivo de reduzir a dor, diminuir a ansiedade, dar uma sensação de calor e prazer, além de espantar o cansaço e o desanimo.
Uma droga muito perigosa, conhecida pelo poder de levar a dependência profunda, além de aumentar a depressão do sistema nervoso central, levando a casos de dependência psíquica e física. A longo prazo, quando não leva a morte, a droga causa danos neurológicos irreversíveis. A heroína é altamente viciante o corpo fica pedindo mais, a abstinência é dolorosa e deprimente.
1º Experimento – Coordenação
Esse teste vai testar a coordenação dessas pessoas, fazendo uma tarefa simples como dirigir um carro.
O teste é realizado em uma pista fechada localizada no deserto da Califórnia, onde os usuários vão dirigir com o efeito da droga. Em um primeiro momento eles vão fazer um circuito sem o efeito da droga, depois repetirão o mesmo circuito com a droga no seu organismo. Uma equipe médica monitora seus sinais vitais, enquanto um motorista fica ao lado dos usuários para mantê-los seguros e desligar o carro quando necessário. Nesse teste o desempenho dos usuários será avaliado.
Teste da Vicky
O teste é feito duas vezes, sóbria e a segunda vez drogada 10 minutos antes da realização do teste.
- Em seu teste Vicky dirige com perfeição e no ritmo regular até o final do circuito, se assustando na parada final.
- Seu reflexo de susto denuncia, e seu cérebro está no automático sob o efeito sedativo da heroína.
- Na baliza, as coisas se complicam para Vicky, ela demora duas vezes mais do que quando estava lúcida.
Conclusão do Teste: Ao colocar os usuários no volante os médicos perceberam como as drogas afetam a coordenação, a maconha e a heroína retardam as reações que provocam confusão e desatenção. A heroína deixa Vicky entorpecida, dessa maneira a faz cometer pequenos erros que podem gerar grandes problemas em estradas e ruas de verdade, e esses erros podem ser fatais. As drogas têm o poder de complicar bastante a vida das pessoas, elas literalmente afetam o cérebro e músculos de movimentos.
2º Desafio – Concentração
Montar uma estante em 20 minutos.
Esse teste vai analisar se as drogas modificam nossa capacidade de concentração. A estante foi projetada de maneira simples e pode ser montada em 8 passos.
- Para fazer esse teste Vicky fumou a heroína 10 minutos antes do teste. Vicky relata que quando abriu o manual pensou que seria complicado montar a estante, mas Vicky coloca as peças exatamente como o manual ensina e deixa a equipe médica bastante surpresa, pois seu trabalho ocorreu de forma calma e eficiente.
Conclusão do teste: Seu sucesso tem um preço alto, ela não funciona sem a droga. A heroína fez com que Vicky fosse uma viciada funcional.
Ela relata que quando começou a usar a heroína, achava legal no início, mas que agora não era tão legal. Diz que sua visão da heroína mudou quando ela tentou parar e não conseguiu.
...