FISIOLOGIA DE MEMBRANAS: OBSERVAR A PASSAGEM DE ÁGUA ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA
Por: Selma Lacerda • 1/6/2020 • Relatório de pesquisa • 782 Palavras (4 Páginas) • 763 Visualizações
FACULDADE UNINASSAU – OLINDA
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA / 3º PERÍODO
NEUROFISIOLOGIA
FISIOLOGIA DE MEMBRANAS: OBSERVAR A PASSAGEM DE ÁGUA ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA.
KATICHELLE KALINY FERREIRA DANTAS
SELMA G. DE CARVALHO BARBOSA;
MIXELE FARÇAL DE ARAÚJO
Olinda 2020
FACULDADE UNINASSAU – OLINDA
NEUROFISIOLOGIA
KATICHELLE KALINY FERREIRA DANTAS
SELMA G. DE CARVALHO BARBOSA;
MIXELE FARÇAL
Relatório de aula prática apresentado à Prof.ª Drª. Wilma Helena de Oliveira, como requisito parcial da primeira avaliação da disciplina Neurofisiologia.
OLINDA
2020
- INTRODUÇÃO
Para melhor compreender a aula prática sobre osmose, fizemos experiências com 2 ovos e descreveremos aqui o que verificamos nesse experimento (a osmose no ovo descalcificado) que facilitou muito o nosso aprendizado.
Osmose é o processo em que o solvente passa da solução menos concentrada (hipotônica) para a mais concentrada (hipertônica) através de uma membrana semipermeável.
2. METODOLOGIA
O experimento foi realizado em duas fases da seguinte forma:
Fase 1: Descalcificação.
Pegamos dois ovos e tiramos a medida inicial do ovo 1 e do ovo 2. Logo depois colocamos um ovo em cada copo transparente de vidro, contendo uma solução aquosa de ácido acético a 4% (vinagre) para que os ovos se descalcificassem.
Depois de 24h os ovos foram lavados e recolocados no copo, dessa vez, o ovo 1 no copo transparente com açúcar e o ovo 2 no outro copo contendo só água. Aguardamos por mais 48h.
[pic 2]
3. RESULTADOS
Os resultados foram o seguinte:
Logo que colocamos os ovos no vinagre, ele afundou, observamos a formação de bolhas ao redor da casca dos ovos. Notamos que a reação apresentada precisava ser explicada, então começamos a investigar para entender o que estava acontecendo.
[pic 3]
Entendemos que ao colocar os ovos no vinagre, sua casca, que é formada por carbono de cálcio (CaCO3), reagiram com o ácido acético (H3C-COOH), formando gás carbônico (dióxido de carbono – CO2), ou seja, descalcificaram, ficaram sem a casca calcária. Mas a membrana que fica ao redor do ovo (na parte interna da casca de ovo) não se desfez. Observe abaixo:
[pic 4]
Depois de 24h lavamos os ovos já descalcificados pela ação descrita acima e medimos novamente a circunferência do ovo para comparar. Foi observado, que os ovos aumentaram de tamanho, sendo que:
O ovo (1) começou medindo 12,6 cm e após o vinagre passou a medir 14,5 e o ovo (2) começou medindo 13,1 cm e após o vinagre passou a medir 13,8.
Os ovos aumentaram de tamanho devido a um fenômeno denominado osmose, no qual as moléculas de água do vinagre passaram pelos poros da membrana semipermeável ao redor do ovo. Desse modo, a água sai do meio menos concentrado (vinagre) para o mais concentrado (interior do ovo). A membrana ficou elástica e o ovo ficou saltitante. Veja a figura abaixo:
[pic 5]
.
Fase 2: Osmose.
Colocamos os ovos já descalcificado, dentro do mesmo copo de vidro transparente. Sendo o ovo (1) dentro de uma solução supersaturada de açúcar (foi dissolvido bem o açúcar do fundo do copo) e o ovo (2) dentro de um copo com água.
[pic 6][pic 7][pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11][pic 12]
Foi observado que o ovo (1) quando foi colocado no copo com solução saturada, flutuou; e o ovo (2) colocado na água, afundou.
Depois de 48 h, foi observado que o ovo colocado na solução saturada estava menor em virtude da perda de água por osmose. E o ovo que foi colocado na água estava maior em virtude da entrada da água por osmose.
...