FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
Por: rosanabraga • 11/3/2016 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 1.429 Visualizações
Aponte, entre as alternativas abaixo, aquela que não diz respeito à atitude filosófica.
Escolha uma:
a. Trata-se de uma forma crítica de pensar.
b. Nela, a pessoa se afasta das “verdades” do dia-a-dia.
c. Nela, a opinião da maioria não é critério para se julgar a verdade.
d. Para praticá-la é preciso pensar a realidade de tal maneira como se nunca a tivéssemos visto antes.
e. Trata-se de dar respeito aos outros seres humanos, evitando questionamentos.
Podemos apontar diversas características do senso comum, EXCETO:
Escolha uma:
a. preconceituoso.
b. preso às aparências.
c. problematizador.
d. conservador.
e. não fundamentado.
O senso comum é formado por noções que não foram aprofundadas, absorvidas do meio no qual vivemos e, portanto, não partiram de uma decisão premeditada de nossa parte. O principal motivo pelo qual o senso comum tem ampla aceitação pela sociedade deve-se ao fato de ele destinar-se em primeiro lugar a resolver o seguinte problema da:
Escolha uma:
a. explicação para as razões e o sentido da vida.
b. verdade na ciência.
c. verdade na filosofia.
d. sobrevivência das pessoas.
e. vida extraterrena.
Assinale a alternativa em que aparece uma nítida diferença entre o modo de pensar de um cientista ou filósofo e o modo de pensar do senso comum.
Escolha uma:
a. Filosofia e ciência agem sem fundamentar suas idéias.
b. Senso comum procura provar suas verdades.
c. Filosofia e ciência evitam apresentar inovações em relação ao que se fez antes.
d. Senso comum costuma misturar as coisas, não separando crença de conhecimento.
e. Filosofia e ciência formam idéias de forma dependente dos sentimentos.
Um fenômeno absolutamente corriqueiro entre os seres humanos reside na adoção de crenças. Elas fazem parte da vida em comum, da vida em sociedades ou comunidades. Atualmente, a crença representa para o pensamento sistemático:
Escolha uma:
a. uma manifestação humana, mas imprestável para as pretensões de um pensamento sistemático.
b. uma referência fundamental para se poder provar as afirmativas filosóficas.
c. uma manifestação da qual a filosofia não pode, nem deve se referir de forma alguma, nem mesmo como uma questão filosófica.
d. uma base de apoio para a solução de
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