Faculdade Tecnologia e Ciência Campus Jequié
Por: NandaLC • 23/6/2017 • Resenha • 526 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
Faculdade Tecnologia e Ciência Campus Jequié
Metodologia do Trabalho Científico
Docente: Danilo Avelar
Discente: Fernanda Lima Corrêa
Turma: 1º Semestre de Psicologia
Curso: Psicologia
Fichamento
Fichamento de Resumo
A infância e seus destinos no contemporâneo
CASTRO, Lucia Rabelo de. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 47-58, jun. 2002
Resumo:
O artigo trabalhado relata a morte na infância relacionada a uma diferença cultural, histórica e tecnológica dessa geração. Onde nota-se que na contemporaneidade que distancia a diferença entre adultos e crianças, onde crianças agem e tem responsabilidades como adultos. Influenciado pela modernização tecnológica e cultural.
A infância e seus destinos no contemporâneo:
Lucia Castro da em seu artigo vários pontos para analise do ponto de questão a morte na infância. Pois há vários sentidos para esse pensamento. Ela propõe quatro dimensões fundamentais: A infância como uma construção; a infância como um construto relacional; a produção social da diferença; e, o sentido ético-político das construções humanas. Onde a partir da analise dessas quatro dimensões é possível chegar à conclusão de que essa morte não ocorreu e podem ser evitados os danos causados pela adultização das crianças e podem ser traçados novos caminhos para que não ocorra essa suposição da morte na infância por longos momentos históricos.
Adulto racional, criança imatura:
Pode-se concluir que essa separação do adulto de responsabilidades e crianças frágeis morreu dando lugar a uma outra visão, onde a criança hoje não é mais vista nesse olhar frágil e sem responsabilidade. Pois, as crianças hoje são adultizadas. Já crescem com responsabilidades de adultos, sendo pressionados a serem pequenos adultos. As crianças já se vestem como adultos, a mídia já influencia ao amadurecimento precoce. E os adultos influenciam ao crescimento forçado, a uma maturidade forçada.
Infância contemporânea: novas narrativas
As crianças da contemporaneidade deixam a inocência, a fragilidade e a dependência para fazer parte do trabalho social. Certamente o trabalho escolar na infância serve como base da preparação do adulto, visto que esse requer iniciação em longo prazo. Os adultos preparam a criança para a sociedade moderna, e as crianças são articuladas a movimentos sociais, riqueza, informação e poder. As crianças já crescem disputando com os adultos os lazeres e o consumo de bens simbólicos e materiais.
Da lógica do consumo à lógica da circulação
Nas grandes metrópoles de hoje existem várias formas de circulação, a circulação acessível a todos onde não é necessário a tecnologia para alcançar o mercado, onde nos permite compras de bens simbólicos ou materiais. Assim como também há a circulação alcançada pela tecnologia nos permitindo fazer passeios virtuais pelo mercado de consumo de uma forma abrangente. Esse tipo de consumo e de tecnologia pode ser usada por adultos e crianças, mas nem todos tem o acesso direto a essas formas de circulação para o consumo.
...