INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ CAMPUS PORTO GRANDE
Por: ERIKA GOMES PEREIRA • 10/9/2021 • Resenha • 436 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ
CAMPUS PORTO GRANDE
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ÉRIKA GOMES PEREIRA
ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO “DO EPISTEMICÍDIO”
PORTO GRANDE
2021
Análise crítica do texto “Do Epistemicídio”
O tópico denominado “Do epistemicídio” do artigo “A construção do outro como não-ser como fundamento do ser” da autora Aparecida Sueli Carneiro tem como objetivo mostrar o significado da palavra e demonstrar o que as pessoas sofreram durante muitos tempos até os dias de atuais. Autora utiliza vários autores para se aprofundar ainda mais sobre o tema. Diante disso a obra faz uma ótima análise dos efeitos que o epstemicídio causa na vida das pessoas de raça negra. Atualmente a população negra ainda sofre com o preconceito, exclusão, dentre outros, por tanto falta muito para que as coisas realmente mudem, ou seja, é preciso muita luta para que as pessoas negras possam ser respeitadas e andar livremente sem ser atacada, poder expressar seus conhecimentos sem ser humilhada.
Logo no início a autora mostra o episteminícidio como um elemento que vem do dispositivo de racialidade/biopoder que é algo realmente concordante. Logo nos primeiros parágrafos pode se observar que a autora se baseou no pensamento de Boaventura Sousa Santos para buscar o significado da palavra epsteminicidio inclusive a forma que ele comparou com o genocídio na expansão europeia se torna algo que realmente é valido porque sempre vão querer derrubar aquele que tem mais conhecimento, fazer com que ele pare de crescer porque ele é isso, mata o conhecimento do outro. Diante disso pode se observar como é apresentado no texto que o negro sempre vem sofrendo desde o passado inclusive nos dias atuais principalmente na área da educação como se quisessem impedir eles de manifestar seus conhecimentos. É extremamente inadmissível que tentam colocar os negros como escravos como é colocado na citação de Kant no texto.
O texto também aborda o fato de como o epistemicídio se instalou no brasil, onde teve seus indícios com a igreja católica e vem principalmente com a abolição da escravidão. Sendo assim a autora passa por vários acontecimentos ocorridos no Brasil e expõe o pensamento de variados autores para complementar sua pesquisa.
A texto de Sueli Carneiro é um instrumento que nos proporciona compreender esse sistema de tentar “cancelar” a população negra na sociedade e principalmente na educação. Diante do exposto, é possível que o epstemicídio seja resolvido e isso cabe a cada pessoa se colocar no lugar do outro, escutar o que ele tem a dizer e luta para que não tenham seus direitos violados.
...