TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feudalismo

Tese: Feudalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Origem

O feudalismo tem suas origens no século IV a partir das invasões germânicas (bárbaras) ao Império Romano do Ocidente (Europa)4 .

Com

a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (Fim da antiguidade 476 d.c.), em decorrência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das péssimas políticas econômicas dos imperadores romanos, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e ínfimo desenvolvimento urbano5 .Origem

O feudalismo tem suas origens no século IV a partir das invasões germânicas (bárbaras) ao Império Romano do Ocidente (Europa)4 .

Com

a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (Fim da antiguidade 476 d.c.), em decorrência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das péssimas políticas econômicas dos imperadores romanos, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e ínfimo desenvolvimento urbano5 .

O feudalismo foi um modo de organização social e político, baseado nas relações servo-contratuais, que predominou na Europa durante a Idade Média. Algumas de suas características mais importantes eram a utilização do trabalho dos servos e a concentração dos poderes jurídico, econômico e político nas mãos dos senhores feudais.

A sociedade feudal era hierarquizada, com pouquíssima mobilidade social. Os senhores feudais, detentores das terras, arrecadavam impostos dos camponeses e pequenos artesãos que formavam a camada da sociedade chamada de servos. A principal forma de se obter poder nessa época era a guerra. Os senhores feudais envolviam-se em batalhas em busca de terras e poder. Os exércitos medievais eram formados por cavaleiros corajosos e leais, equipados com escudos e espadas, representando o que havia de mais nobre no período medieval.

A educação era para poucos: só os filhos dos nobres estudavam. Grande parte da população era analfabeta e não tinha acesso aos livros. A arte medieval era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.

RESUMO

O objetivo da educação feudal foi a formação do cavaleiro, virtuoso e veraz, cortês e galante, fiel à Deus, à Igreja e ao rei, protetor dos velhos, fracos e humildes. A cavalaria constituiu uma escola de disciplina, de respeito, de dignidade e de heroísmo.

Estudando as instituições pedagógicas e culturais do feudalismo é necessário não esquecer a influência profunda que sobre as mesmas exerceu o movimento das Cruzadas. Foi ampla e intensa a repercussão que o fluxo e o refluxo dessas expedições tiveram sobre a vida social, política, econômica e educativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com