Filme: O Sol De Cada Manhã
Por: Cris Ametista • 20/3/2016 • Resenha • 1.515 Palavras (7 Páginas) • 577 Visualizações
Filme O Sol De Cada Manhã
O Sol de Cada Manhã relata a história de um personagem David Spritz conhecido como o Homem do tempo em Chicago, que trabalha informando as condições do clima em rede nacional. Está com sérios problemas em sua vida afetiva ele é um cara completamente atrapalhado na sua vida emocional e decepcionado com a sua carreira profissional, passa por problemas comuns de pessoas comuns, resumindo que a sua vida está de pernas para o ar e David de senti impotente em relação a sua vida. David não é meteorologista, nem sabe qualquer tipo de análise técnica, seu papel se resume na leitura do que lhe passam, além disso, ele não consegue compreender por que sempre é atingido por objetos atirados por estranhos em sua direção.
David passa por muitas emoções na tentativa de recuperar a sua mulher e se decepciona quando vê que suas tentativas são frustradas. E a sua mulher tem a guarda dos seus dois filhos, causando o afastamento de uma afetividade maior com eles. A relação com seus filhos não anda muito boa desde a sua separação, seu filho um garoto de 15 anos que teve problemas recentes com drogas e uma menina de 12 anos que, bastante acima do peso, parece estar sempre deprimida. O seu filho passou a participar de um programa de reabilitação, depois de ser acusado de furto por um homossexual e na tentativa de conquista-lo, mais uma vez, David procura o homem que incriminou seu filho, e lhe dá uma boa lição, deixando seu filho orgulhoso do pai que tem.
Em meio a essa situação David busca orientações do seu pai, um senhor que está com uma doença grave tendo pouco tempo de vida, entre eles há um relacionamento sem demonstração de afeto, porem com amor.
David demostra não ter uma motivação intrínseca que é escolher uma atividade sem ter uma razão em especial, que não seja sua própria satisfação em realizá-la, falta procurar e vencer desafios desenvolvendo capacidades e conhecimentos
Mas a motivação que David precisava para dar um novo ruma a sua vida é um teste para ser o homem do tempo do programa "Hello, América", trabalhando em rede nacional em Nova York para faturar 1 milhão ao ano.
Com essa nova proposta de crescimento profissional, e a certeza de que seu casamento realmente acabou, pois sua ex-esposa o informa que vai se casar novamente, seguindo as orientações do seu pai, ele toma as rédeas da situação, sente-se motivado à mudança, e esse trabalho passa a ser a luz no final do túnel. Durante todo esse desequilíbrio em sua vida David se aproxima da sua filha, dando a ela mais tempo e atenção, criando uma afetividade maior entre eles, pois o afeto é que dá um colorido especial na vida e foi o que aconteceu na relação de David e sua filha. David viajou para Nova York, em companhia de sua filha e passou a ter uma proximidade maior, eles vão juntos às compras e a incentiva, a usar roupas mais folgadas, vestidos apropriados para sua idade e que não marca tanto seu corpo, evitando chamar atenção dos colegas por causa do sobrepeso. O que ele jamais parece perceber é que é um bom filho e um pai esforçado: ao mesmo tempo em que acompanha seu pai durante as visitas ao médico, ele procura estabelecer uma conexão com a filha caçula e não hesita em defender o filho.
A separação de David o seu trabalho sem sucesso tomou conta das emoções de David. Passou a ter uma vida afetiva maior com sua filha e no decorrer dessa aproximação ele perde a pessoa que podia contar para ter orientações, o seu pai. A emoção de alegria pela aproximação da sua filha e de perda do seu pai se encontravam, ela está ligada a vida afetiva do indivíduo. David com todos os seus problemas tentar ser uma pessoa feliz, mas nem sempre tem sucesso.
Com a mudança comportamental e a tomada de atitude, consegue administrar os problemas e promove uma nova realidade em sua vida, refletindo no outro sua autoestima, evitando que as pessoas continuem jogando lhe coisas e denegrindo sua imagem.
O ser humano precisa de motivação intrínseca, aquela que o move a fazer algo verdadeiro, que traz satisfação pessoal, e motivação extrínseca, com recompensa, para cuidar de sua vida afetiva, e esses cuidados começam com ele mesmo, pois o estar bem consigo, demonstra que a sua autoestima está equilibrada e reflete em todos ao seu redor, atraindo inteligências para a resolutividade dos problemas que todos temos. Apesar das doses de negativismo, o filme mostra-nos como esses fatos podem ser realista, verdadeiro e mesmo com tanto problemas na vida de seu personagem, demonstra que sempre a vida afetiva só é bem relacionada se estiver bem consigo mesmo, podendo assim transmitir o melhor de si para as pessoas que amamos.
Cada ser humano é diferente, um do outro, cada um possui a tendência de estar mais aberto para um ou outro tipo de emoção. O diferencial é não propor nenhuma fórmula de felicidade, nem de apontar caminhos para mostrar a facilidade de reconstrução de uma família.
Anunciando a chegada de um novo dia, traz com ele a alegria de novas esperanças, novos sonhos e novas conquistas! Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".
...